Houthis afirmam que ataque dos EUA ao Irã é uma questão de tempo
Um membro do grupo declara que o acordo de cessar-fogo com os Estados Unidos foi estabelecido antes do conflito com os iranianos.

Mohammed al-Bukhaiti, membro do escritório político dos Houthis, declarou neste domingo (22.jun.2025) que a reação do grupo ao ataque dos Estados Unidos contra o Irã “é apenas uma questão de tempo”. As informações são do jornal The Guardian.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Estados Unidos conduziram, no sábado (21/06), um ataque a três instalações nucleares iranianas: Natanz, Isfahan e Fordow, sendo esta última a mais relevante para o Irã.
Os hutíes, sediados no Iêmen, são aliados do Irã. Eles apoiam a causa palestina e iniciaram ataques a navios americanos no Mar Vermelho após Israel começar a realizar ataques à Faixa de Gaza.
LEIA TAMBÉM:
● Taxas alfandegárias americanas sobre produtos da UE e de mais 67 nações são implementadas
● Trump e Putin devem se encontrar nas próximas semanas
● Motta declarou à oposição que a desocupação da Câmara é necessária
Em maio, as partes chegaram a um acordo de cessar-fogo, com o compromisso de interromper os ataques a embarcações americanas em contrapartida ao término dos bombardeios contra o grupo.
O jornalista Mohammed al-Bukhaiti, da Al Jazeera Mubasher TV, declarou que o acordo de cessar-fogo com os Estados Unidos foi negociado antes da “guerra” contra o Irã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No X, Hizam al-Assad, membro do gabinete político dos houthis, afirmou que os EUA “deverão responder” ao ataque.
O ataque dos Estados Unidos visou as instalações nucleares de Natanz, Isfahan e Fordow, sendo esta última a mais relevante para o Irã.
A Fordow é uma base nuclear erguida no início dos anos 2000, situada no interior de uma montanha, no centro do Irã. A geografia do local oferece proteção às instalações, sobretudo contra ataques aéreos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), afirmou no sábado (21.jun) que os ataques foram um “freio” ao programa nuclear iraniano. Declarou que é o momento de Teerã aceitar a paz e ameaçou: “Haverá paz ou uma tragédia maior do que a que o Irã tem visto nos últimos dias”.
O republicano afirmou que todos ouviram os nomes de Natanz, Isfahan e Fordow enquanto o Irã construía uma “máquina destrutiva”.
Ele afirmou que o propósito dos ataques de sábado (21.jun) foi “a destruição do programa de enriquecimento de urânio e um freio à ameaça nuclear imposta pelo maior Estado financiador do terrorismo no mundo”.
Fonte por: Poder 360