O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, no sábado (17.mai.2025), que encontrou os ovos provenientes da granja com focos de gripe aviária detectados. A instituição declara que os produtos estão em Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ovos seriam utilizados para a incubação em outras granjas dos três Estados. Não implica, necessariamente, contaminação, mas os procedimentos sanitários serão adotados como medida de precaução, incluindo a destruição dos produtos.
Ressaltamos que não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária e que todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas, diz uma nota do Ministério da Agricultura.
LEIA TAMBÉM!
O governo confirmou na quinta-feira (15.mai) o diagnóstico de gripe aviária em uma granja de Montenegro (RS). Em comunicado, informou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência sanitária no município gaúcho por 60 dias. A determinação estabelece uma área de controle com raio de 10 km a partir da empresa impactada, que mantinha aproximadamente 17 mil aves.
O governo do Rio Grande do Sul informou que todas as galinhas morreram em um galpão. Em outro, houve 80% de perdas, sendo o restante sacrificado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A influenza aviária é uma infecção viral que afeta aves e pode ser transmitida a humanos de forma excepcional. Provoca enfermidades respiratórias severas.
Fonte: Poder 360