Indivíduos com baixo nível de escolaridade enfrentam dificuldades para utilizar dispositivos móveis

Indivíduos demonstraram suas competências em testes de simulações de tarefas executáveis no dispositivo durante levantamento realizado pelo Inaf.

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(Imagem de reprodução da internet).

Um estudo recente do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revelou que 95% dos analfabetos apresentaram dificuldades em tarefas digitais. Adicionalmente, 4% obtiveram desempenho médio e 1% alcançou um alto nível.

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De acordo com o Inaf, os analfabetos são aqueles que não conseguem executar atividades básicas que compreendam a leitura de palavras e expressões, mesmo que alguns deles sejam capazes de ler números comuns, como o número de telefone, do endereço ou de valores.

No ambiente digital, o grupo demonstra dificuldade em identificar e executar ações específicas das ferramentas digitais, como toque, rolagem e aumento de texto ou imagem. A metodologia do Inaf também investiga como se expressam as habilidades de leitura, escrita e matemática de pessoas analfabetas nesse contexto.

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O Inaf, instituído em 2001, avaliou pela primeira vez o desempenho digital. Na coleta de dados, ocorrida em 2024, os participantes foram submetidos a testes em cenários de simulação de tarefas realizadas por meio de dispositivos móveis, incluindo compras online, seleção de filmes em plataformas de streaming, uso de aplicativos de mensagens e inscrição em formulários.

Um percentual de 1% dos alunos no Brasil alcança o desempenho máximo em ciências e matemática.

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Fonte: CNN Brasil

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