Pedido reúne 126 assinaturas de parlamentares do União, PP, PSD, Republicanos e MDB.
De um total de 259 assinaturas no requerimento que propõe a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 126 são de parlamentares de partidos com representação na Esplanada dos Ministérios. Essa representação corresponde a aproximadamente 49% do total.
A iniciativa foi apresentada na segunda-feira (12) pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Trata-se da coleta de assinaturas de parlamentares de partidos com representação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre os signatários, há representantes dos partidos:
Os demais signatários do requerimento são dos seguintes partidos:
A CNN informou que uma ofensiva da base governamental, coordenada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, tentou persuadir parlamentares a cancelarem seus apoios ao requerimento.
Senadores que apoiam a criação da CPMI ainda esperam posicionamento do presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A decisão de abrir a comissão de inquérito cabe a ele, que retorna ao Brasil na quarta-feira (14).
Para a criação do colegiado, é preciso ler o pedido em sessão conjunta de deputados e senadores. A próxima sessão do Congresso está prevista para o dia 27 de maio.
A senadora Damares informou que uma comissão de parlamentares buscará reunião com Alcolumbre na semana seguinte para solicitar a instalação da comissão.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!