Instituto aponta aumento de 55% no desmatamento da Amazônia em abril
Comparação é feita com o mesmo mês do ano anterior; ministra Marina Silva manifesta o desejo de realizar ajustes devido ao aumento.

O levantamento do Inpe divulgado nesta quinta-feira (8.mai.2025) aponta que o desmatamento na Amazônia aumentou em 55% em abril de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O dado é calculado com base nos alertas gerados pela fiscalização do Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real).
Em valores absolutos, 270 km² foram desmatados na Amazônia em abril. O recorde para o período foi registrado em 2022, quando foram 1.026 km². Eis a íntegra do estudo apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente (PDF – 4 MB).
Leia também:

Lula comparece a desfile de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial

Ministro justifica atuação da Controladoria-Geral da União em investigação de irregularidades do INSS após divulgação de material com Nikolas

Lula participará de um jantar oferecido por Putin um dia antes da celebração do Dia da Vitória
Consulte a trajetória no infográfico abaixo (clique aqui para abrir em outra aba).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que sua equipe acompanha os dados com cautela e que são necessárias políticas públicas relacionadas ao tema.
Diante do aumento verificado em abril, todas as medidas de atenção estão sendo consideradas para adequar as ações no plano, afirmou em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília.
A área desmatada no período de janeiro a abril de 2025 foi de 672 km². Constitui uma redução mínima de 1% em comparação com os 681 km² acumulados até 2024.
Acompanhe a evolução (clique aqui para abrir em outra aba).
O estudo também apresentou os dados de desmatamento para o Cerrado.
Fonte: Poder 360