Instituto Nacional do Seguro Social: mais de 1,7 milhão de aposentados solicitaram reembolso

Solicitações podem ser feitas pelo Meu INSS e na central de atendimento 135.

20/05/2025 20:41

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Instituto Nacional do Seguro Social: mais de 1,7 milhão de aposentados solicitaram reembolso
(Imagem de reprodução da internet).

Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram o reembolso de descontos não autorizados realizados por entidades associativas, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira, 20. Os números foram consolidados até as 17h do dia.

35.854 segurados relataram ter dado permissão para que descontos fossem realizados em seus auxílios.

Um total de 1.784.528 beneficiários efetuaram consultas. A grande maioria (91,6%) verificou se houve ou não o desconto via aplicativo Meu INSS. Os demais segurados utilizaram a central telefônica 135.

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São 41 entidades associativas questionadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que tinham ou tinham algum credenciamento com o órgão para obter o desconto.

Cerca de 9 milhões de beneficiários receberam informações sobre reduções em valores por meio de órgãos e associações. Com a comunicação, é possível identificar a entidade responsável pela diminuição, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

Não há prazo definido para solicitar o reembolso.

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam os descontos concedidos a aposentados e pensionistas, apurando a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, mediante a associação não autorizada de segurados do INSS.

Esteja atento a golpes financeiros.

O INSS informa que não concede informações sobre reduções de descontes de entidades de classe por meio de ligações telefônicas ou envio de mensagens SMS, e-mail, WhatsApp ou outros canais não oficiais.

As informações serão divulgadas pelos canais oficiais do instituto: site do INSS e redes sociais oficiais do INSS com o selo de conta verificada.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de atendimento 135.

Fonte: Carta Capital

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