Instituto Nacional do Seguro Social: mais de 1,7 milhão de aposentados solicitaram reembolso
Solicitações podem ser feitas pelo Meu INSS e na central de atendimento 135.
Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram o reembolso de descontos não autorizados realizados por entidades associativas, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira, 20. Os números foram consolidados até as 17h do dia.
35.854 segurados relataram ter dado permissão para que descontos fossem realizados em seus auxílios.
Um total de 1.784.528 beneficiários efetuaram consultas. A grande maioria (91,6%) verificou se houve ou não o desconto via aplicativo Meu INSS. Os demais segurados utilizaram a central telefônica 135.
Leia também:
Dólar em queda e real em alta; Ibovespa sofre com pressão das commodities
Banco Inter é pego de surpresa com suspensão de novos consignados pelo INSS
Carlos Viana garante que ‘ninguém ficará imune na CPMI do INSS’ e elogia resultados da comissão
São 41 entidades associativas questionadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que tinham ou tinham algum credenciamento com o órgão para obter o desconto.
Cerca de 9 milhões de beneficiários receberam informações sobre reduções em valores por meio de órgãos e associações. Com a comunicação, é possível identificar a entidade responsável pela diminuição, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.
Não há prazo definido para solicitar o reembolso.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam os descontos concedidos a aposentados e pensionistas, apurando a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, mediante a associação não autorizada de segurados do INSS.
Esteja atento a golpes financeiros.
O INSS informa que não concede informações sobre reduções de descontes de entidades de classe por meio de ligações telefônicas ou envio de mensagens SMS, e-mail, WhatsApp ou outros canais não oficiais.
As informações serão divulgadas pelos canais oficiais do instituto: site do INSS e redes sociais oficiais do INSS com o selo de conta verificada.
Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de atendimento 135.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)