Irã autoriza encerramento da cooperação com a agência nuclear da ONU

O parlamento responde aos ataques de Israel e restringe as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica em usinas nucleares do país.

25/06/2025 11h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Parlamento do Irã aprovou nesta quarta-feira (25.jun.2025) um projeto de lei que suspende sua cooperação com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) em retaliação aos ataques israelenses de 12 de junho contra instalações nucleares iranianas. O texto ainda necessita da aprovação do Conselho Guardião para ser implementado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova legislação determina que qualquer futura avaliação da agência necessite de aprovação do Conselho Supremo de Segurança Nacional. O projeto também proíbe a instalação de câmeras de vigilância, inspeções e o envio de relatórios à agência. As informações são da Reuters.

O presidente do Parlamento, Mohammad Baqer Qalibaf, teria criticado o órgão de vigilância da ONU (Organização das Nações Unidas) por sua falta de ação diante dos ataques e declarado que o Irã aceleraria seu programa nuclear pacífico.

LEIA TAMBÉM:

Israel alega que os ataques visavam impedir o avanço do desenvolvimento de armas nucleares, alegação que o Irã refuta, enfatizando o caráter pacífico de seu programa nuclear.

O diretor da AIEA, Rafael Grossi, declarou que busca retomar as inspeções, que foram interrompidas após os ataques. A organização ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão do Parlamento iraniano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou que a posição do país sobre o programa nuclear e o regime de não proliferação pode ser alterada, embora a direção exata ainda não esteja definida.

A avaliação dos danos provocados pelos ataques israelenses e bombardeios norte-americanos a instalações subterrâneas permanece em andamento.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.