Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, classificou como uma decisão que revela “a participação dos Estados Unidos nos atos do regime sionista de Israel”.
A Irã condenou, nesta quinta-feira (5), o veto dos Estados Unidos a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, que solicitava um hamas-cessar-fogo-nao-e-paz/”>cessar-fogo imediato e o acesso da ajuda humanitária a Gaza, onde Israel está em guerra com o movimento islamista terrorista palestino Hamas. Esta decisão demonstra “uma cumplicidade dos Estados Unidos nos crimes do regime sionista (Israel)”, denunciou o Ministério iraniano de Relações Exteriores, Abbas Araghchi, que condenou “energicamente” esta resolução.
O projeto recebeu 14 votos favoráveis e um voto contrário, o do Estados Unidos, um dos cinco membros permanentes com direito a veto, o único do governo de Donald Trump. A resolução exigia um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente, e a libertação incondicional dos reféns mantidos pelo Hamas, capturados no ataque de 7 de outubro de 2023 em Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.
A Organização das Nações Unidas também solicitava a suspensão imediata e incondicional de todas as restrições à entrada de ajuda humanitária a Gaza e sua distribuição segura e sem entraves em larga escala. O Irã não reconhece Israel, denominado por suas lideranças como “regime sionista”, e fez do apoio à causa palestina um dos pilares de sua política externa desde o surgimento da República Islâmica, em 1979. Teerã e Washington não têm relações diplomáticas há quatro décadas.
Com informações da AFP.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!