Leão XIV e Francisco: entenda a ligação dos papas com o futebol
O novo papa foi escolhido nesta quinta-feira (8) após dois dias de Conclave no Vaticano.

Robert Francis Prevost foi eleito, na quinta-feira (8), o novo Papa da Igreja Católica. O norte-americano de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV, era próximo ao Papa Francisco. Os dois compartilham uma curiosidade em relação ao futebol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Papa Francisco era torcedor do San Lorenzo, clube argentino tradicional. O antigo pontífice, nascido na Argentina, mantinha relação próxima com o futebol e recebeu a equipe de Almagro no Vaticano após o título da Libertadores de 2014.
O Papa Leão XIV chegou ao Peru em 1985, atuando como sacerdote da Ordem de Santo Agostinho até 1986. Retornou ao país sul-americano em 1988 e permaneceu nele por dez anos.
Leia também:

Neymar publica foto com Marina Ruy Barbosa e gera polêmica

Técnico com visual marcante na Libertadores chama atenção na Europa; assista ao vídeo

Acompanhe o ranking dos clubes brasileiros com maiores lucros em 2024
Em 2014, foi designado por Francisco para atuar como administrador da Diocese de Chiclayo, no Peru. No ano seguinte, recebeu o título de Bispo para a cidade peruana.
Chiclayo é uma cidade situada no norte do Peru, sendo o quarto município mais populoso do país. A cidade possui um clube com o mesmo nome de um Papa: San Lorenzo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modesto Club Deportivo San Lorenzo de Almagro foi fundado em 1928. O time atualmente compete em divisões amadoras na estrutura do futebol peruano.
Esporte preferido
Apesar da curiosidade, o Papa Leão XIV não considera o futebol como esporte predileto. O pontifíciado declarou ter o tênis como esporte preferido.
Considera-se um grande entusiasta de tênis. Contudo, desde que abandonou o Peru, teve poucas oportunidades de jogar, esperando retornar às quadras em algum momento.
Fonte: CNN Brasil