Leão XIV e Francisco: entenda a ligação dos papas com o futebol

O novo papa foi escolhido nesta quinta-feira (8) após dois dias de Conclave no Vaticano.

08/05/2025 17h43

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Robert Francis Prevost foi eleito, na quinta-feira (8), o novo Papa da Igreja Católica. O norte-americano de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV, era próximo ao Papa Francisco. Os dois compartilham uma curiosidade em relação ao futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Papa Francisco era torcedor do San Lorenzo, clube argentino tradicional. O antigo pontífice, nascido na Argentina, mantinha relação próxima com o futebol e recebeu a equipe de Almagro no Vaticano após o título da Libertadores de 2014.

O Papa Leão XIV chegou ao Peru em 1985, atuando como sacerdote da Ordem de Santo Agostinho até 1986. Retornou ao país sul-americano em 1988 e permaneceu nele por dez anos.

Leia também:

Em 2014, foi designado por Francisco para atuar como administrador da Diocese de Chiclayo, no Peru. No ano seguinte, recebeu o título de Bispo para a cidade peruana.

Chiclayo é uma cidade situada no norte do Peru, sendo o quarto município mais populoso do país. A cidade possui um clube com o mesmo nome de um Papa: San Lorenzo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modesto Club Deportivo San Lorenzo de Almagro foi fundado em 1928. O time atualmente compete em divisões amadoras na estrutura do futebol peruano.

Esporte preferido

Apesar da curiosidade, o Papa Leão XIV não considera o futebol como esporte predileto. O pontifíciado declarou ter o tênis como esporte preferido.

Considera-se um grande entusiasta de tênis. Contudo, desde que abandonou o Peru, teve poucas oportunidades de jogar, esperando retornar às quadras em algum momento.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.