Luiz Inácio Lula da Silva congratula Leão XIV e solicita a manutenção do trabalho de Francisco

O presidente enfatizou a necessidade de fomentar a solidariedade e enfrentar o preconceito e a discriminação.

08/05/2025 18h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais para felicitar o Papa Leão XIV, anteriormente o cardeal Robert Prevost, que assumirá o pontificado nesta quinta-feira, 8.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista declarou, em publicação no X (ex-Twitter), que espera que o novo líder da Igreja Católica siga as iniciativas de Francisco, notadamente na defesa do meio ambiente e no respeito à diversidade humana.

Lula também parabenizou o pontífice pela missão e ressaltou a importância de promover a solidariedade e combater o ódio e a intolerância. “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, escreveu o presidente.

Leia também:

Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca contínua pela construção de um mundo melhor e mais justo.

Prevost será o 267º papa da história da Igreja. Ele é o primeiro americano a ser escolhido para o cargo e era próximo de Francisco. Nascido na Califórnia, nos Estados Unidos, o cardeal, de 69 anos, possui atuação ligada à América Latina, em especial ao Peru, onde foi pároco e serviu como chanceler de órgãos do Vaticano no final da década de 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras autoridades também celebraram a eleição do novo papa. O presidente norte-americano, Donald Trump, a quem Luís XIV já criticou, afirmou que a escolha de um compatriota pela primeira vez é “uma grande honra”. Já o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin (PSB), católico praticante, disse que cumprirá a “missão evangelizadora” da igreja.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.