Lula e Modi conversaram por telefone sobre os efeitos das tarifas estabelecidas por Trump, informa a Secom
Líderes dialogaram por 1 hora e reiteraram a importância de defender o multilateralismo e a necessidade de enfrentar os desafios da situação atual.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, telefonou para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta quinta-feira (7), para abordar os efeitos das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ambos os países são os mais impactados pela medida, que inclui uma taxa de 50% sobre produtos exportados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda ata da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula e Modi dialogaram por 1 hora e “reafirmaram a importância de defender o multilateralismo e a necessidade de enfrentar os desafios da conjuntura, bem como de explorar possibilidades de maior integração entre os dois países”.
Lula combinou que visitará a Índia no início de 2026. Anteriormente, em outubro deste ano, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, viajará ao país asiático com uma comitiva de empresários e ministros.
LEIA TAMBÉM:
● Guilherme Boulos ministra aula sobre tema público e apresenta obra em evento no Recife
● O governador Doria declara que não há humilhação em Lula telefonar a Trump
● Motta indica a viabilidade de interromper o mandato de parlamentares que apoiam Bolsonaro
O petista também discutiu com Modi a meta de ampliar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Para que isso se torne realidade, os dois concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre o Mercosul e a Índia. Eles também trocaram informações sobre as plataformas de pagamento digitais dos países. No caso do Brasil, o Pix, e na Índia, a UPI. Após anunciar o tarifário contra o Brasil, Trump colocou o sistema brasileiro sob investigação.
O governo da Índia também divulgou uma nota sobre a ligação entre Lula e Modi. De acordo com Nova Délhi, os dois líderes concordaram em expandir a cooperação bilateral em comércio, tecnologia, energia, defesa, agricultura, saúde e em “laços entre os povos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele recordou seu encontro no Brasil no mês passado, quando os dois chefes de Estado já haviam estabelecido um acordo para ampliar a cooperação mútua nessas áreas. “Com fundamento nessas conversas, ambos reforçaram o compromisso de elevar a parceria estratégica Índia-Brasil a novos níveis”, afirma o comunicado. De acordo com o governo indiano, Lula e Modi também trataram sobre “vários temas regionais e globais de interesse mútuo”.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan