O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu, neste sábado (14.jun.2025), em Brasília, ao lançamento do sistema Defesa Civil Alerta, destinado ao envio de alertas emergenciais à população em situações de risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia ocorreu no Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e reuniu os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações).
Durante o evento, Lula afirmou que o Cenad foi criado em seu 1º mandato, em 2005, e declarou que o novo sistema de alertas poderá ajudar a salvar vidas ao possibilitar respostas mais rápidas a desastres naturais. “Com este sistema, podemos evitar muitas mortes. É uma política pública de defesa da vida”, disse.
LEIA TAMBÉM!
Assista (52min20s):
Foi realizada uma mensagem de teste para telefones de moradores de 36 municípios do Nordeste, simulando uma situação de emergência e preparando a população para o início oficial da operação, com data prevista para 18 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mensagem exibida informava: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no Estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.
Lula também destacou a importância do preparo dos prefeitos para situações emergenciais. Declarou ser essencial contar com equipes capacitadas e garantir a orientação adequada à população. “Sem informação, as pessoas entram em desespero e agem de forma desordenada”, afirmou o presidente.
O sistema já opera nas regiões Sul e Sudeste desde dezembro de 2024. A projeção do governo é ampliar a abrangência para todo o país até o final de 2025, com a inclusão das regiões Norte e Centro-Oeste nos próximos meses.
Fonte por: Poder 360