Lula participará do G7 e Câmara analisa pedido de urgência para discutir o aumento do IOF

Deputados podem votar projeto para anular decreto nesta segunda-feira; Haddad se afasta para descanso e Fachin celebra 10 anos no STF.

16/06/2025 5h33

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O jornal digital Poder360 apresenta, nesta segunda-feira (16.jun.2025), uma seleção dos temas que devem influenciar a agenda política e do poder nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca às 8h (horário de Brasília) para Calgary (Canadá). O chefe do executivo chega às 20h. Participará, na terça-feira (17.jun), da 51ª Cúpula do G7, grupo que reúne os 7 países mais industrializados do mundo.

A programação do primeiro dia contempla um jantar de boas-vindas. Na terça-feira, o chefe do Executivo brasileiro participa da foto oficial dos países integrantes e convidados, além do debate geral.

LEIA TAMBÉM:

A única bilateral confirmada é com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney (Partido Liberal, centro-esquerda). Outras reuniões com chefes de governo, se houver, serão realizadas após o encerramento da cúpula.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou uma reunião privada com o petista, porém o encontro ainda não foi agendado. Segundo o Itamaraty, Lula está aberto a encontrar o líder ucraniano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os diplomatas informam que buscam incluir o encontro na agenda do presidente. Caso aconteça, marcará a segunda reunião privada entre Lula e Zelensky. O primeiro ocorreu em Nova York, em 2023.

Lula retorna ao Brasil na noite da terça-feira. Chegará a Brasília na manhã de quarta-feira (19.jun). Com as 48 horas de ausência, Lula terá completado 116 dias fora do país em seu terceiro mandato.

Congresso

Os deputados se reúnem às 19h30 no plenário nesta 2ª feira para votar o requerimento de urgência do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 314 de 2025, que anula o decreto do governo que elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A proposta poderá ser votada no mesmo dia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou a urgência em razão da medida provisória enviada pelo governo que eleva impostos com o objetivo de assegurar a meta fiscal para 2025.

A Câmara também votará nesta 2ª feira a urgência do PL 2.692 de 2025, que eleva de R$ 2.259,20 para R$ 2.428,80 o limite de isenção do Imposto de Renda. O projeto é relatado pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

O Senado votará na terça-feira (17.jun) sobre o PLP (Projeto de Lei Complementar) 177 de 2023, que eleva o número de deputados federais de 513 para 531.

Senadores e deputados se reúnem em sessão conjunta no mesmo dia para analisar vetos presidenciais. Há 60 itens na pauta.

Economia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recolhe-se às férias nesta segunda-feira. O titular da equipe econômica retorna ao trabalho em 22 de junho. Nesse período, será substituído por Dario Durigan, secretário-executivo do ministério.

Na quarta-feira (18.jun), o Banco Central promove o segundo dia da reunião ordinária do Copom (Comitê de Política Monetária). Os nove diretores da autoridade monetária avaliam se há necessidade de alterar a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.

Tribunal Judicial

O Supremo Tribunal Federal não realizará sessões plenárias nesta semana. Apenas as turmas julgam os processos. Os ministros continuam trabalhando até quarta-feira (18.jun). Na sexta-feira (20.jun), o expediente é facultativo.

Na segunda-feira (16.jun), o ministro Edson Fachin da Corte completa 10 anos no cargo. Foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015, substituindo Joaquim Barbosa.

Em 20 de junho, o STF retomará, em sessão virtual, o julgamento da validade de dispositivos da Lei do Planejamento Familiar, que estabelece restrições à esterilização voluntária, como a laqueadura e a vasectomia.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.