MEC registra melhora expressiva nos resultados do ensino médio brasileiro

Os indicadores de desempenho do ensino médio na rede pública brasileira apresentaram uma melhora expressiva entre os anos de 202e 202
Os dados foram divulgados nesta sexta – feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), utilizando informações vindas dos estudos mais recentes do Censo Escolar em 202
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a evolução reflete um maior rendimento acadêmico, com queda significativa nas taxas negativas: reprovação diminuiu 62%, enquanto abandono escolar recuou 61%.. Além disso, houve redução no atraso — que caiu 28% —, acompanhada por avanço na taxa geral de aprovação, esta última subindo 11% dentro do prazo esperado para conclusão.
Aumento da permanência estudantil é destaque
O MEC atribui essa melhora nos indicadores à implementação contínua e coordenada de políticas públicas voltadas ao aprendizado dos estudantes desde o ano de 20O ministro Leonardo Barchini apontou os resultados como prova clara de que mais jovens estão permanecendo ativamente nas escolas brasileiras.
Leia também
Para ele, a combinação dessas ações — focando na aprendizagem em si, no combate ao abandono ou ainda melhorando as condições gerais das instituições básicas— foi fundamental para reduzir simultaneamente índices críticos como repetência e atraso escolar.
Ainda sobre permanência, houve um avanço notável: entre 202e 2025, a taxa de não retorno aos estudos diminuiu também em 28%.. Manuel Palacios, presidente do Inep, ressaltou o impacto desse dado. Ele calculou que se esse indicador tivesse mantido os níveis vistos em 2022, haveria cerca de 250 mil estudantes com menos matrícula possível na rede pública no ano de 202
Políticas públicas impulsionam alfabetização e conectividade
Os avanços positivos foram sentidos por diversas áreas da educação básica além dos indicadores gerais. O índice geral de alfabetização infantil é um exemplo disso: ele saltou significativamente de apenas 36%, registrado ainda em 2021, para atingir a marca de 66% já em 202— resultado diretamente ligado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Outro marco foi o alcance pela primeira vez do Plano Nacional de Educação (PNE) na área de tempo integral escolar. A modalidade alcançou meta prevista com participação de 25,8% das matrículas públicas, totalizando cerca de 8,8 milhões de estudantes beneficiados.
Na infraestrutura física e digital, mais força veio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas: ela ampliou os pontos públicos que têm acesso à internet em impressionantes 43,7%. O número saltou para as 100 mil unidades já em 202— passando pelas 66,8 mil escolas registradas apenas em 20Para viabilizar essa expansão tecnológica foi necessário um investimento superior a R bilhões na iniciativa do MEC.
O ENEM reforça seu papel no ensino médio
Os dados também apontam melhorias específicas relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições de concluintes da rede pública registraram crescimento expressivo: aumentaram 46% entre os anos de 202e 20Além disso, o exame voltou à prática em 202permitindo que fosse utilizada para certificar conclusão dos estudos por candidatos atendendo aos critérios estabelecidos.
Um ponto importante é a mudança estrutural prevista; já partir de 2026, o Enem terá um uso ampliado no sistema educacional brasileiro. Neste novo período, ele será utilizado como instrumento fundamental não só na avaliação do desempenho individual, mas também para acompanhar diretamente a qualidade geral oferecida pelo ensino médio nacional.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)


