Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Medicamentos como Ozempic e outros similares podem diminuir o risco de câncer, indica estudo

Medicamentos como Ozempic e outros similares podem diminuir o risco de câncer, indica estudo

A pesquisa indica apenas uma associação entre o consumo de medicamentos e a diminuição do risco de câncer, sendo que mais investigações são necessárias, conforme opiniões de especialistas.

Por: Redação ZéNewsAi

03/06/2025 17:37

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro podem diminuir em 7% o risco de 14 tipos de câncer associados à obesidade. Este é o que demonstra um novo estudo apresentado na segunda-feira (1º) na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), o maior evento científico da área que ocorre em Chicago, nos Estados Unidos.

A obesidade é considerada um dos fatores de risco para câncer, segundo Oren Smaletz, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein. “A inflamação crônica está relacionada à obesidade, assim como a desregulação hormonal e o processo de angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos que nutrem o tumor”, explica a CNN. Ele não esteve envolvido no estudo.

Para avaliar se medicamentos que promovem a perda de peso, incluindo a semaglutida (Ozempic e Wegovy) e a tirzepatida (Mounjaro), poderiam diminuir o risco de câncer, os pesquisadores examinaram dados de aproximadamente 85 mil pacientes com diabetes e obesidade em 43 sistemas de saúde dos Estados Unidos entre 2013 e 2023. Os indivíduos apresentavam, em média, 57 anos e índice de massa corporal (IMC) de 38 kg/m².

Leia também:

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Julianne Pessequillo detalha: Cuidado em casa revoluciona saúde de idosos no Brasil

Julianne Pessequillo detalha: Cuidado em casa revoluciona saúde de idosos no Brasil

Em um período de acompanhamento de aproximadamente quatro anos, cinquenta por cento dos pacientes receberam tratamento com medicamentos da mesma classe do Ozempic, Mounjaro e Wegovy. O restante, também cinquenta por cento, foi tratado com inibidores de DPP-4, que são medicamentos para diabetes, porém não promovem a perda de peso.

Aqueles que utilizaram medicamentos da classe do Ozempic apresentaram uma redução de 7% no risco de desenvolver cânceres associados à obesidade e, também, uma diminuição de 8% na probabilidade de falecimento por quaisquer causas.

A proteção se mostrou particularmente relevante para tumores colorretais: 16% de diminuição para câncer de intestino e 28% para câncer retal. Quando avaliados por gênero, os benefícios foram mais notáveis em mulheres, que demonstraram 8% menor risco de câncer e 20% menor probabilidade de óbito.

Adicionalmente, outros tipos de câncer associados à obesidade investigados no estudo foram o adenocarcinoma de esôfago, mama, útero, vesícula biliar, parte superior do estômago, rins, fígado, ovários, pâncreas, tireoide, meningioma e mieloma múltiplo.

A pesquisa é observacional, apontando uma associação entre o emprego de medicamentos e a diminuição do câncer, porém não demonstra uma relação direta de causa e efeito.

“Os resultados são importantes, mas precisamos agora de estudos prospectivos para que possamos verificar se existe uma relação direta da medicação e a diminuição da incidência de cânceres relacionados com a obesidade”, afirma Smaletz.

Já sabemos que métodos para perder peso, como dieta, atividade física e até a cirurgia bariátrica, podem diminuir a incidência de câncer relacionado à obesidade. Assim, a questão que não pode ser respondida por este estudo é se existe alguma interação direta das medicações pelos processos patológicos de formação do câncer ou se é realmente o benefício observado pela perda de peso que já vimos em outras técnicas.

Mauro Donadio, oncologista da Oncoclínicas — que também não esteve envolvido no estudo — concorda: “É um resultado interessante e que merece atenção da comunidade médica”. “No entanto, é fundamental destacar que se trata de um estudo observacional, e não de um ensaio clínico controlado. os dados levantam uma hipótese relevante — a de que a medicação pode reduzir o risco de desenvolvimento de tumores — mas essa relação ainda precisa ser confirmada por estudos futuros”, avalia.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
diabetesobesidadeOzempicrisco de câncer
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Cruzeiro

Cruzeiro fecha com atacante Néiser Villarreal e futuro de Gabigol é tratado!

09/12/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Pedro Bial expõe drama com Andrea Bocelli que interrompeu entrevista por tema delicado

09/12/2025 10:46 | 1 min de leitura

● Meteoro Surpreende Moradores do Nordeste: Vídeos e Relatos de Clarão no Céu!

09/12/2025 10:50 | 1 min de leitura

● IA Revoluciona Atendimento e Educação: Tendências e Futuro da Inteligência em 2026

09/12/2025 12:05 | 2 min de leitura

● Mano Menezes anuncia saída do Grêmio após temporada irregular e busca por novos ares!

09/12/2025 12:38 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!