Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Medicamentos como Ozempic e outros similares podem diminuir o risco de câncer, indica estudo

Medicamentos como Ozempic e outros similares podem diminuir o risco de câncer, indica estudo

A pesquisa indica apenas uma associação entre o consumo de medicamentos e a diminuição do risco de câncer, sendo que mais investigações são necessárias, conforme opiniões de especialistas.

Por: Redação ZéNewsAi

03/06/2025 17:37

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro podem diminuir em 7% o risco de 14 tipos de câncer associados à obesidade. Este é o que demonstra um novo estudo apresentado na segunda-feira (1º) na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), o maior evento científico da área que ocorre em Chicago, nos Estados Unidos.

A obesidade é considerada um dos fatores de risco para câncer, segundo Oren Smaletz, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein. “A inflamação crônica está relacionada à obesidade, assim como a desregulação hormonal e o processo de angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos que nutrem o tumor”, explica a CNN. Ele não esteve envolvido no estudo.

Para avaliar se medicamentos que promovem a perda de peso, incluindo a semaglutida (Ozempic e Wegovy) e a tirzepatida (Mounjaro), poderiam diminuir o risco de câncer, os pesquisadores examinaram dados de aproximadamente 85 mil pacientes com diabetes e obesidade em 43 sistemas de saúde dos Estados Unidos entre 2013 e 2023. Os indivíduos apresentavam, em média, 57 anos e índice de massa corporal (IMC) de 38 kg/m².

Leia também:

Agonistas GLP-1: Avanços, Desinformação e a Importância do Autocuidado em 2025

Agonistas GLP-1: Avanços, Desinformação e a Importância do Autocuidado em 2025

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Ministério da Saúde lança vacina contra VSR: Proteção para gestantes e bebês em todo o Brasil!

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Menopausa Precoce Após Câncer: Desafios e Empoderamento da Mulher

Em um período de acompanhamento de aproximadamente quatro anos, cinquenta por cento dos pacientes receberam tratamento com medicamentos da mesma classe do Ozempic, Mounjaro e Wegovy. O restante, também cinquenta por cento, foi tratado com inibidores de DPP-4, que são medicamentos para diabetes, porém não promovem a perda de peso.

Aqueles que utilizaram medicamentos da classe do Ozempic apresentaram uma redução de 7% no risco de desenvolver cânceres associados à obesidade e, também, uma diminuição de 8% na probabilidade de falecimento por quaisquer causas.

A proteção se mostrou particularmente relevante para tumores colorretais: 16% de diminuição para câncer de intestino e 28% para câncer retal. Quando avaliados por gênero, os benefícios foram mais notáveis em mulheres, que demonstraram 8% menor risco de câncer e 20% menor probabilidade de óbito.

Adicionalmente, outros tipos de câncer associados à obesidade investigados no estudo foram o adenocarcinoma de esôfago, mama, útero, vesícula biliar, parte superior do estômago, rins, fígado, ovários, pâncreas, tireoide, meningioma e mieloma múltiplo.

A pesquisa é observacional, apontando uma associação entre o emprego de medicamentos e a diminuição do câncer, porém não demonstra uma relação direta de causa e efeito.

“Os resultados são importantes, mas precisamos agora de estudos prospectivos para que possamos verificar se existe uma relação direta da medicação e a diminuição da incidência de cânceres relacionados com a obesidade”, afirma Smaletz.

Já sabemos que métodos para perder peso, como dieta, atividade física e até a cirurgia bariátrica, podem diminuir a incidência de câncer relacionado à obesidade. Assim, a questão que não pode ser respondida por este estudo é se existe alguma interação direta das medicações pelos processos patológicos de formação do câncer ou se é realmente o benefício observado pela perda de peso que já vimos em outras técnicas.

Mauro Donadio, oncologista da Oncoclínicas — que também não esteve envolvido no estudo — concorda: “É um resultado interessante e que merece atenção da comunidade médica”. “No entanto, é fundamental destacar que se trata de um estudo observacional, e não de um ensaio clínico controlado. os dados levantam uma hipótese relevante — a de que a medicação pode reduzir o risco de desenvolvimento de tumores — mas essa relação ainda precisa ser confirmada por estudos futuros”, avalia.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
diabetesobesidadeOzempicrisco de câncer
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!