Meta está desenvolvendo inteligência artificial para gerar anúncios automaticamente até o final de 2026
A tecnologia gerará materiais publicitários completos a partir de imagens e valores orçamentários fornecidos pelos anunciantes no Facebook e Instagram.

A Meta Platforms pretende implementar um sistema que possibilitará às marcas criar e direcionar anúncios totalmente através de suas ferramentas de inteligência artificial até o final de 2026.
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A tecnologia permitirá que anunciantes apresentem apenas imagens de produtos e orçamentos, ao mesmo tempo em que a IA gerará automaticamente o conteúdo publicitário e definirá a segmentação de usuários. A informação foi divulgada na segunda-feira (02.jun.2025) pelo WSJ (Wall Street Journal), que citou fontes próximas ao assunto.
O sistema funcionará coletando informações básicas dos anunciantes, como imagens de produtos e orçamentos. Com esses dados, a inteligência artificial da empresa criará anúncios completos, incluindo imagens, vídeos e textos, além de determinar automaticamente a segmentação de usuários no Facebook e Instagram, oferecendo também sugestões de orçamento.
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A iniciativa faz parte da estratégia da Meta para consolidar sua posição no mercado publicitário digital, segmento que corresponde à maior parte de sua receita. A implementação total deverá ocorrer até o final do próximo ano.
A empresa dona do Facebook e Instagram possui 3,43 bilhões de usuários ativos únicos em seus aplicativos em todo o mundo. Após a divulgação da notícia, as ações da empresa subiram quase 1% nas negociações da manhã. Em contrapartida, empresas do setor publicitário registraram quedas: IPG (Interpublic Group) teve queda de 1,9%, Omnicom Group recuou 3,2%, Publicis Groupe caiu 3,8% e a WPP registrou baixa de 2,2%.
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A falta de informações sobre como a Meta pretende lidar com questões de segurança da marca, controle criativo e qualidade dos anúncios gerados por IA, preocupa e tem limitado a adoção ampla de ferramentas semelhantes desenvolvidas por empresas como Google e OpenAI.
A empresa também planeja possibilitar que anunciantes personalizem anúncios por meio de IA, para que usuários visualizem versões distintas do mesmo anúncio em tempo real, considerando fatores como a localização geográfica. Essa iniciativa ocorre enquanto empresas como Snap, Pinterest e Reddit também investem em ferramentas de IA para atrair anunciantes.
A Meta, ao ser procurada pela Reuters, afirmou que o CEO Mark Zuckerberg comentou sobre anúncios baseados em IA. Na semana passada, Zuckerberg destacou que os anunciantes necessitam de produtos de IA que apresentem “resultados mensuráveis em escala” em breve. O executivo complementou que a empresa visa criar um ponto único de IA onde empresas possam estabelecer metas, distribuir orçamentos e permitir que a plataforma gerencie a logística.
Fonte por: Poder 360