Meta suspende contas de Zambelli após ordem de Moraes
Deputada teve prisão preventiva determinada pelo ministro nesta quarta-feira (4.jun) após deixar o país.
A Meta, controladora do Facebook e do Instagram, proibiu nesta quarta-feira (4.jun.2025) as contas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nas plataformas. A restrição foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal).
A deputada teve a prisão preventiva determinada pelo ministro nesta quarta-feira (4.jun.) por solicitação da PGR (Procuradora-Geral da República). Entre as decisões de Moraes, constava o bloqueio das redes sociais da congressista, com multa para a big tech em caso de descumprimento.
Aviso que aparece no perfil da deputada.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
A solicitação de prisão da Procuradora-Geral da República ocorreu após Zambelli anunciar sua saída do Brasil em 24 de maio. A deputada foi condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão, em 14 de maio.
A Meta informou em documento enviado ao Supremo que a ordem foi devidamente processada, com a indisponibilização das contas e a preservação dos conteúdos disponíveis.
Moraes também ordenou que a Polícia Federal adicione Zambelli à lista vermelha da Interpol e bloqueou seus passaportes, contas bancárias, investimentos, veículos e imóveis.
Também foi aplicada multa diária no valor de R$ 50.000 caso a deputada publicasse, de qualquer forma, conteúdos que, a seu ver, reiterassem condutas criminosas.
A deputada informou que se encontra nos Estados Unidos e viajará para a Itália nos próximos dias. Ela possui nacionalidade italiana.
O Supremo Tribunal Federal julgou Zambelli, por unanimidade, pelos crimes de falsidade ideológica e invasão de sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falsidade ideológica.
O condenado responde com pena de dez anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, além de 200 dias-multa e indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)