Microsoft desiste de desenvolver um console portátil com a marca Xbox após o lançamento do Asus ROG Ally

Segundo informações do The Verge, a Microsoft, através do Xbox, concentra-se em estabelecer parcerias e na criação de um ecossistema mais aberto.

12/06/2025 18h11

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(Imagem de reprodução da internet).

A Microsoft anunciou oficialmente, no último domingo (8), que o ROG Ally deve ser a única forma como a empresa trabalhará com notebooks em um futuro próximo. De acordo com fontes internas citadas pelo The Verge, a empresa tomou a decisão de desistir dos planos para hardware próprio, o que terá implicações para seus consoles futuros.

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O jornalista Tom Warren relata que a empresa tomou essa decisão dias após ter decidido abandonar os planos para seu dispositivo próprio. A premissa inicial era retomar seu desenvolvimento após seus engenheiros dedicarem tempo à otimização do Windows para que ele rodasse jogos de forma mais eficiente em produtos com alto consumo de bateria.

A empresa mantém essa direção, mas não planeja mais desenvolver o projeto do Xbox portátil com hardware próprio. Contudo, continuará colaborando com parceiros, como a ASUS, para criar outros dispositivos que utilizem a marca e apresentem características distintas.

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De acordo com Warren, a decisão reflete uma revisão da estratégia da empresa em relação ao mercado de consoles. Apesar de manter o foco em hardwares próprios nesse segmento, a empresa também deve adotar uma abordagem mais aberta, utilizando um sistema de licenciamento renovado.

“Consideraremos diversos dispositivos de empresas de computadores, como a ASUS, que também serão utilizados como consoles Xbox de última geração”, afirmou. Essa não é exatamente uma novidade no mundo dos jogos: nos anos 1990, plataformas como o 3DO também operavam com configurações que poderiam ser adotadas por diversos fabricantes.

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A Microsoft, contudo, para a próxima geração do Xbox, deverá seguir uma abordagem mais parecida com a do mercado de PCs. Isso implica que as parceiras da Microsoft disponibilizarão máquinas com diferentes configurações, mas todas unidas por um software-base otimizado que oferece uma experiência focada em jogos.

Isto porque a nova geração do Xbox está sendo construída de forma aberta, com dispositivos como o ROG Xbox Ally e o Xbox Ally X. Esses portáteis parecem ser um teste de mercado para onde a Microsoft irá em seguida com a combinação do Windows e do Xbox, e com seu objetivo de transformar qualquer tela em um Xbox, explica Warren.

A transição terá alguns desafios.

A The Verge aponta que o principal obstáculo para a empresa nesta transição é a marca Xbox. Embora seja reconhecida e possua valor, dispositivos como os portáteis anunciados pela ASUS não conseguem rodar os jogos lançados para os consoles de mesmo nome — pois, na prática, são PCs.

A empresa consegue superar essa questão em títulos de primeira parte utilizando o sistema Play Anywhere, porém isso não ocorre com estúdios de terceiros. Além disso, a transição para o formato mais aberto também impacta questões como a retrocompatibilidade. Mesmo que o cloud gaming seja uma solução, a tecnologia ainda não substitui a qualidade proporcionada pela reprodução nativa.

A aposta do The Verge é que a Microsoft conseguirá resolver esses problemas com o tempo, por meio de técnicas de emulação avançadas. Paralelamente, ela deve apostar na abertura de suas novas plataformas como principal atrativo, o que também permitirá o acesso a jogos do concorrente PlayStation lançados para PC.

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Fonte por: Adrenaline

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