Microsoft desiste de desenvolver um console portátil com a marca Xbox após o lançamento do Asus ROG Ally
Segundo informações do The Verge, a Microsoft, através do Xbox, concentra-se em estabelecer parcerias e na criação de um ecossistema mais aberto.

A Microsoft anunciou oficialmente, no último domingo (8), que o ROG Ally deve ser a única forma como a empresa trabalhará com notebooks em um futuro próximo. De acordo com fontes internas citadas pelo The Verge, a empresa tomou a decisão de desistir dos planos para hardware próprio, o que terá implicações para seus consoles futuros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalista Tom Warren relata que a empresa tomou essa decisão dias após ter decidido abandonar os planos para seu dispositivo próprio. A premissa inicial era retomar seu desenvolvimento após seus engenheiros dedicarem tempo à otimização do Windows para que ele rodasse jogos de forma mais eficiente em produtos com alto consumo de bateria.
A empresa mantém essa direção, mas não planeja mais desenvolver o projeto do Xbox portátil com hardware próprio. Contudo, continuará colaborando com parceiros, como a ASUS, para criar outros dispositivos que utilizem a marca e apresentem características distintas.
LEIA TAMBÉM:
● Hades 2: Patch 10 foi lançado e pode ser o último antes do lançamento 1.0
● Phil Spencer estava continuamente jogando o MMO da ZeniMax que cancelou recentemente
● Anthem recebe data para encerramento de servidores
A Microsoft planeja que o futuro do Xbox seja mais aberto.
De acordo com Warren, a decisão reflete uma revisão da estratégia da empresa em relação ao mercado de consoles. Apesar de manter o foco em hardwares próprios nesse segmento, a empresa também deve adotar uma abordagem mais aberta, utilizando um sistema de licenciamento renovado.
“Consideraremos diversos dispositivos de empresas de computadores, como a ASUS, que também serão utilizados como consoles Xbox de última geração”, afirmou. Essa não é exatamente uma novidade no mundo dos jogos: nos anos 1990, plataformas como o 3DO também operavam com configurações que poderiam ser adotadas por diversos fabricantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Microsoft, contudo, para a próxima geração do Xbox, deverá seguir uma abordagem mais parecida com a do mercado de PCs. Isso implica que as parceiras da Microsoft disponibilizarão máquinas com diferentes configurações, mas todas unidas por um software-base otimizado que oferece uma experiência focada em jogos.
Isto porque a nova geração do Xbox está sendo construída de forma aberta, com dispositivos como o ROG Xbox Ally e o Xbox Ally X. Esses portáteis parecem ser um teste de mercado para onde a Microsoft irá em seguida com a combinação do Windows e do Xbox, e com seu objetivo de transformar qualquer tela em um Xbox, explica Warren.
A transição terá alguns desafios.
A The Verge aponta que o principal obstáculo para a empresa nesta transição é a marca Xbox. Embora seja reconhecida e possua valor, dispositivos como os portáteis anunciados pela ASUS não conseguem rodar os jogos lançados para os consoles de mesmo nome — pois, na prática, são PCs.
A empresa consegue superar essa questão em títulos de primeira parte utilizando o sistema Play Anywhere, porém isso não ocorre com estúdios de terceiros. Além disso, a transição para o formato mais aberto também impacta questões como a retrocompatibilidade. Mesmo que o cloud gaming seja uma solução, a tecnologia ainda não substitui a qualidade proporcionada pela reprodução nativa.
A aposta do The Verge é que a Microsoft conseguirá resolver esses problemas com o tempo, por meio de técnicas de emulação avançadas. Paralelamente, ela deve apostar na abertura de suas novas plataformas como principal atrativo, o que também permitirá o acesso a jogos do concorrente PlayStation lançados para PC.
AMD anuncia as novas APUs Ryzen AI Z2 Extreme e Z2 A em conjunto com a ROG Xbox Ally.
Fonte por: Adrenaline