Netanyahu: Escala dos danos na usina de Fordow ainda não foi definida
O primeiro-ministro de Israel afirmou que não havia condições impostas à operação de bombardeio dos EUA.

O ataque dos Estados Unidos à instalação nuclear do Irã em Fordow a deixou com “danos muito significativos”, de acordo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mas ele alertou que a extensão dos danos ainda precisa ser determinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos analisar a situação”, declarou Netanyahu. “E, em qualquer circunstância, asseguraremos que não existam ameaças provenientes dessas instalações nucleares”, acrescentou.
Diversas bombas gigantes do tipo “destruidor de bunkers” foram lançadas em Fordow, declarou o chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Dan Caine, em uma entrevista anterior. A instalação nuclear, situada próximo à cidade iraniana de Qom, está construída no interior de uma montanha e possui fortes medidas de segurança.
LEIA TAMBÉM:
● Israel matou mais de 80 pessoas em Gaza após ataques, informou o governo
● Lula recebe o presidente do Paraguai em cenário de crise de espionagem
● Lula se reúne com Cristina Kirchner; ex-presidente permanece em regime fechado
Netanyahu afirmou em coletiva de imprensa pré-gravada com diversos jornalistas nacionais e estrangeiros que não houve condições impostas à operação de bombardeio dos Estados Unidos.
Israel também não precisava se comprometer a encerrar a guerra em Gaza em troca de bombardeiros americanos atacarem as instalações nucleares do Irã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro-ministro (Benjamin) Netanyahu afirmou: “O presidente (Donald) Trump não estabeleceu nenhuma restrição. Não é a forma do nosso relacionamento, devo dizer”. Ele acrescentou: “Conversamos de forma aberta. Conversamos como amigos, verdadeiros amigos. E ele é um grande líder. Ele toma as decisões em benefício dos Estados Unidos”.
Ele acrescentou que foi notificado do ataque com antecedência. “Isso é natural. Assim como ele sabia com antecedência quando agiríamos, nós sabíamos com antecedência quando ele agiria”, disse Netanyahu.
Netanyahu, quando questionado pela CNN sobre a localização do estoque iraniano de 400 quilos de urânio enriquecido, afirmou que Israel possuía informações relevantes sobre o seu paradeiro.
“Estamos acompanhando isso de perto”, disse Netanyahu. “Posso dizer que é um componente importante de um programa nuclear. Não é o único componente. Não é um componente suficiente. Mas é um componente importante. Mas temos informações interessantes sobre isso com… peço desculpas se não compartilho com vocês.”
Fonte por: CNN Brasil