Um fármaco inovador para o gerenciamento do peso demonstrou resultados promissores em dois ensaios clínicos publicados na revista científica The Lancet. A amicretina é desenvolvida pela empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, a mesma que produz o Ozempic, para diabetes tipo 2, e o Wegovy, para obesidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A amicretina é um medicamento que age em dois receptores: o GLP-1 e a amilina. Dessa forma, auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e do apetite. Os pesquisadores apontam que, por ativar dois receptores simultaneamente, a molécula apresenta o potencial de gerenciar de forma mais eficaz condições como sobrepeso e obesidade em relação a medicamentos que atuam em apenas um receptor.
O medicamento novo foi testado em estudo de fase 1b/2a, que investigou a segurança e a tolerabilidade de injeções subcutâneas de amicretina semanalmente em 125 adultos com sobrepeso e obesidade.
LEIA TAMBÉM!
Os indivíduos que utilizaram as maiores doses (até 60 mg) apresentaram diminuições no peso corporal de até 24,3% após 36 semanas de tratamento. Houve também uma frequência elevada de efeitos colaterais gastrointestinais, como enjôos e vômitos, que foram avaliados como leves e moderados. Esses sintomas foram solucionados até o término do tratamento, conforme a pesquisa.
Ademais, o fármaco demonstrou-se promissor na melhora dos níveis de glicose no sangue, contudo, são necessários mais testes para confirmar o papel da amicretina no controle do diabetes.
Em um segundo estudo de fase 1, a amicretina oral foi administrada diariamente durante 12 semanas em 144 participantes. Este primeiro estudo em humanos validou a segurança e a tolerabilidade da amicretina, apresentando efeitos colaterais gastrointestinais leves a moderados, como perda de apetite, enjoos e vômitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os indivíduos que receberam a dose diária de 100 mg de amicretina oral apresentaram, em média, uma perda de 13,1% do peso corporal após 12 semanas, indicando que a amicretina oral pode ser um medicamento promissor no controle do peso.
A Novo Nordisk anunciou na última semana que avançará com o desenvolvimento da amicetina para obesidade em duas formulações: subcutânea (caneta) e oral. A molécula passará para estudos clínicos de fase 3, que comprovam a eficácia e a segurança do medicamento.
A Novo Nordisk manifesta grande satisfação com o parecer das autoridades regulatórias, que autorizou a progressão para a fase 3 com a amicetina nas formulações subcutânea e oral para o controle de peso. A empresa demonstra entusiasmo em relação ao potencial da molécula, considerando este um avanço importante em seu desenvolvimento. Em breve, a empresa pretende divulgar mais detalhes sobre o projeto da fase 3.
A Novo Nordisk pretende lançar o programa de fase 3 com amicetreptina para adultos com sobrepeso ou obesidade no primeiro trimestre de 2026.
Novo concorrente nacional do Ozempic chega às farmácias em agosto.
Fonte por: CNN Brasil