Novo Papa: Veja imagens de Leão XIV jovem
O Cardeal Robert Prevost foi escolhido como o primeiro bispo dos Estados Unidos na quinta-feira (8).

O cardeal Robert Prevost, missionário na América Latina, foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8), tornando-se o primeiro papa dos Estados Unidos e assumindo o nome de Leão XIV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O papa Leão XIV surgiu na varanda principal da Basílica de São Pedro após a emissão de fumaça branca proveniente de uma chaminé no topo da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais eleitores o selecionaram como seu sucessor, falecido em abril.
“Que a paz esteja com todos vocês”, declarou ele à multidão animada, falando em italiano fluente. Ele também falou em espanhol durante seu breve discurso, mas não disse nada em inglês.
Leia também:

Leão XIII foi o papa mais recente a ostentar esse título

Papa Leão XIV: Líderes mundiais celebram a posse do novo pontífice

Novo papa eleito no conclave, com fumaça branca
Prevost, com 69 anos e originário de Chicago, dedicou a maior parte de sua carreira como missionário no Peru, sendo portador de dupla nacionalidade peruana.
Ele foi nomeado papa em sua posição número 267.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com aparência semelhante à de Francisco.
Leão XIV, em seu primeiro pronunciamento aos católicos, declarou visualizar a Igreja como a que “constrói pontes” e dialoga. O pontífice também homenageou o falecido papa Francisco, incentivando os fiéis a recordarem o legado de seu antecessor.
“Devemos ouvir a voz fraca do papa Francisco que abençoa Roma. O papa que abençoou Roma ofereceu sua bênção ao mundo inteiro naquele dia de Páscoa”, declarou Leão XIV, referindo-se ao dia do falecimento de Francisco, em 21 de abril.
Permitam-me prosseguir com esta bênção. Deus nos ama. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá, concluiu em italiano, voltando-se para a multidão reunida no Vaticano.
Com informações da Reuters.
Fonte: CNN Brasil