O cardeal Robert Prevost, missionário na América Latina, foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8), tornando-se o primeiro papa dos Estados Unidos e assumindo o nome de Leão XIV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O papa Leão XIV surgiu na varanda principal da Basílica de São Pedro após a emissão de fumaça branca proveniente de uma chaminé no topo da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais eleitores o selecionaram como seu sucessor, falecido em abril.
“Que a paz esteja com todos vocês”, declarou ele à multidão animada, falando em italiano fluente. Ele também falou em espanhol durante seu breve discurso, mas não disse nada em inglês.
LEIA TAMBÉM!
Prevost, com 69 anos e originário de Chicago, dedicou a maior parte de sua carreira como missionário no Peru, sendo portador de dupla nacionalidade peruana.
Ele foi nomeado papa em sua posição número 267.
Com aparência semelhante à de Francisco.
Leão XIV, em seu primeiro pronunciamento aos católicos, declarou visualizar a Igreja como a que “constrói pontes” e dialoga. O pontífice também homenageou o falecido papa Francisco, incentivando os fiéis a recordarem o legado de seu antecessor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Devemos ouvir a voz fraca do papa Francisco que abençoa Roma. O papa que abençoou Roma ofereceu sua bênção ao mundo inteiro naquele dia de Páscoa”, declarou Leão XIV, referindo-se ao dia do falecimento de Francisco, em 21 de abril.
Permitam-me prosseguir com esta bênção. Deus nos ama. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá, concluiu em italiano, voltando-se para a multidão reunida no Vaticano.
Com informações da Reuters.
Fonte: CNN Brasil