O Brasil solicita a suspensão das relações diplomáticas e comerciais com Israel
A demanda foi apresentada em ocasião da abertura do 17º Encontro do PT, na noite de sexta-feira (1).

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou na sexta-feira (1) uma carta que solicita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspenda relações diplomáticas e comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu, de Israel. Na abertura do 17º Encontro do PT, na noite desta sexta, o senador e atual presidente nacional do PT, Humberto Costa, leu a carta de apoio ao povo palestino e reiterou a posição histórica do PT em defesa da causa.
Não é possível ignorar as mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há mais de 20 meses e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia. O governo de Benjamin Netanyahu é acusado de “crimes de guerra” até por ex-embaixadores e ex-primeiros-ministros israelenses. Os crimes incluem assassinar civis desarmados e famintos, que buscam auxílio humanitário e recebem balas e bombas.
O documento aponta que, em 5 de junho, o presidente Lula afirmou que na região não se trata de uma guerra, mas de um genocídio premeditado. “Todavia, ainda há no mundo inteiro quem compre, venda e subsidie o complexo industrial-militar de Israel, como se isso fosse normal”, afirma o texto, acrescentando que a militância presente no Encontro Nacional do PT declara sua irrestrita solidariedade ao povo palestino.
Leia também:

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes

Celso Sabino sob risco de expulsão do União Brasil após manobra política
Reafirmamos, com base nos compromissos históricos do PT que todos defendemos, a manifestação do Conselho Nacional de Direitos Humanos de 6 de junho de 2025, e solicitamos ao presidente Lula que intervenha para que haja a suspensão de relações diplomáticas e comerciais com o governo de Netanyahu.
Com a participação de aproximadamente mil delegados e delegadas do Brasil, o 17º Encontro Nacional do PT iniciou-se ontem e prosseguirá até amanhã, com lideranças petistas presentes para discutir os rumos do partido e os desafios do próximo período. Além de Humberto Costa, estiveram presentes na abertura do evento o presidente eleito, Edinho Silva, e os dirigentes Romênio Pereira, Mônica Valente, Valter Pomar e Misiara, além do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.
Com informações do Estadão Contigo
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)