A Rádio Panamericana iniciou suas atividades em 1944, no período da Segunda Guerra, em virtude da suspensão dos Campeonatos Mundiais de 1942 e 1946 pela Fifa. Em 1950, a “Emissora dos Esportes”, criada por Paulo Machado de Carvalho, realizou transmissões abrangentes da Copa disputada no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, visitei o Pacaembu para conhecer a biblioteca do Museu do Futebol, sob a direção de Ademir Takara. Realizei uma pesquisa nas edições de 1950 de “A Gazeta Esportiva”. Na época, a Panamericana possuía uma parceria com o jornal da Fundação Cásper Líbero e era possível encontrar inúmeras chamadas das transmissões da Copa, reproduzidas no “Memória da Pan”.
Observem que em um dos trechos, consta Hélio Ansaldo entrevistando o jogador Chico, no Maracanã. O texto do anúncio diz o seguinte: “Pois é, amigos. A Rádio Panamericana foi e continuará sendo a RÁDIO PANAMERICANA, a consagrada emissora dos esportes, sempre de mãos dadas com a GAZETA ESPORTIVA, o mais completo jornal esportivo do Brasil”. São documentos históricos da Jovem Pan encontrados nas páginas de outro veículo de comunicação importante da imprensa brasileira.
LEIA TAMBÉM!
Acompanhe os anúncios da Rádio Panamericana no jornal “A Gazeta Esportiva”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Longeira, Evaristo de Macedo marcou época no futebol e está presente nas redes sociais. Isaías Ambrósio dedicou a vida ao Maracanã e lamentava a derrota em 1950.
Fonte por: Jovem Pan