Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. O enfraquecimento do centro ocorreu antes da figura do morador de rua

O enfraquecimento do centro ocorreu antes da figura do morador de rua

A ausência de uma política de recuperação, o desrespeito ao patrimônio público e a especulação imobiliária fomentam a insegurança. A degradação da área central é um tema que gera intenso debate em Rio Claro.

Por: Redação ZéNewsAi

19/05/2025 18:44

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A ausência de uma política de recuperação, o desrespeito ao patrimônio público e a especulação imobiliária fomentam um cenário propício à insegurança.

O debate acalorado em Rio Claro se concentra na degradação da área central. Discute-se amplamente a invasão por moradores em situação de rua (entre os quais, alguns envolvidos em furtos e roubos, sem justificativa para generalizações), mas essa é uma questão que surgiu após uma série de outros problemas.

Há anos o Centro enfrenta um processo de esvaziamento decorrente de fatores como o crescimento do modelo de condomínio residencial e o avanço da tecnologia, que possibilita atualmente que as compras e transações sejam realizadas “on-line”, sem a necessidade de sair de casa.

O encerramento de agências e lojas, somado à escassez de moradores, gera um cenário favorável à insegurança. O poder público, além de fortalecer as equipes de policiamento, deve implementar uma política de revitalização, oferecendo incentivos para a ocupação do espaço por moradores e negócios. Essa iniciativa já possui exemplos bem-sucedidos. É fundamental também preservar o patrimônio histórico, considerando que muitos imóveis fechados e/ou abandonados são de propriedade pública, como a antiga área da ferrovia, a extinta escola Irineu Penteado e o antigo prédio da escola Marcello Schmidt.

Leia também:

Lula e Congresso Ignoram Ato de 8 de Janeiro: Críticas e Tensão Política!

Lula e Congresso Ignoram Ato de 8 de Janeiro: Críticas e Tensão Política!

Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

Lewandowski sai do ministério: Lula e novo plano para segurança pública!

Lewandowski sai do ministério: Lula e novo plano para segurança pública!

O próprio Jardim Público, que há décadas negligenciado e sem investimentos, atualmente é apontado como centro do problema, o que já era previsível. Há também uma parcela que cabe à iniciativa privada, já que a especulação imobiliária muitas vezes impede que esses imóveis voltem a ser ocupados. Se não houver um enfrentamento da questão, dificilmente será possível salvar o Centro.

Enfrentamos uma nova realidade econômica e financeira. Estou sendo até chato, internamente, lá na prefeitura porque temos que cortar gastos mínimos. E nós, não é Rio Claro, é o Brasil (…), a regra do país e das nossas cidades, é um grande desafio.

Em entrevista à rádio Jovem Pan News, o coronel Sabino, comandante do Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar (CPI-9), defende o resgate da função original da corporação. “Quando a polícia quer fazer campanha do agasalho, quando a polícia quer fazer doação de sangue, quando a polícia quer fazer equoterapia, ela está deixando de proteger a população, deixando de combater o crime”. Ao apresentar estatísticas do período em que está à frente da PM na região, com o CPI9 coordenando 55 municípios, o novo comandante foi enfático. “A minha principal estratégia é trazer a polícia para as funções as quais ela foi concebida”, disse.

Sem definição.

A publicação do Refis em Santa Gertrudes gerou dúvidas entre os leitores do JC se Rio Claro terá programa para atender os contribuintes que possuem dívidas com a prefeitura. Questionada, contudo, desde a semana passada, a administração municipal não respondeu se o parcelamento será oferecido neste ano. O último foi realizado em dezembro do ano passado.

Na data de 9 de maio, foi inaugurada a Maternidade Nayara Baraldi, no Hospital Madre Vannini (foto abaixo), em Conchal. A unidade homenageia a obstetriz e professora universitária rio-clarense Nayara Girardi Baraldi, que faleceu em 2023. Reconhecida por seu trabalho de incentivo à amamentação infantil e atuação como obstetra em partos naturais, normais e humanizados, Nayara era muito conhecida e estimada. A maternidade possui 3 leitos PPPs (Pré Parto, Parto e Pós Parto), com uma equipe de 7 obstetrizes para atender as gestantes da cidade e é custeada pelo SUS.

Fonte: Jornal Cidade

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
especulação imobiliáriamorador de ruarevitalizaçãoRio Claro
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!