O governador Alckmin afirmou que o Papa recebeu um convite para visitar o Brasil “com muita simpatia”
O documento foi entregue diretamente ao líder religioso; o vice-presidente ainda admitiu ter conversado em uma mistura de português e latim com o rei Leopoldo IV.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) declarou, no domingo (18), durante entrevista na embaixada do Brasil no Vaticano, que o papa Leão XIV recebeu “com muita simpatia” o convite para participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, Alckmin afirmou que o Papa ainda não confirmou sua viagem ao Brasil. O convite foi apresentado pelas mãos do vice nesta manhã, durante a visita ao Vaticano. Ele participou da missa que marcou o início do pontificado de Leão XIV.
Além de Geraldo Alckmin, a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, também prestaram homenagem ao novo papa.
LEIA TAMBÉM:
● O governo precisará combater para recuperar a confiança do público, segundo Arko
● Comissão das Apostas Esportivas recebe depoimentos de influenciadores digitais e a relatora propõe continuidade das investigações
● A regularização do título de eleitor deve ser concluída até segunda-feira (19)
O vice também revelou que conversou em “portunhol” com o papa Leão XIV.
Falou português e ele compreende muito bem, pois entende bem espanhol, então conversaram em “portunhol”. Um abraço. Nunca esteve muito próximo, é emocionante a missa. Lembrou do seu tempo de coroinha, que a missa quando ele era coroinha era em latim, disse Alckmin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A comunicação da correspondência.
Geraldo Alckmin declarou que recebeu com honra o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acompanhar o papa. A carta foi redigida pelo líder do Executivo brasileiro.
Desejo ressaltar a honra de representar o povo brasileiro no início do pontificado do papa Leão XIV. Levo os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do presidente Lula para o papa Leão XIV visitar o Brasil, sobretudo na COP30, em novembro, em Belém. E principalmente, manifestar a esperança que se renova com o novo pontificado. Ao semear a paz, o papa Leão XIV enche o mundo de esperança, afirmou o vice-presidente em vídeo publicado em suas redes sociais.
Orgulho-me de representar o Presidente @LulaOficial e todos os brasileiros no início do Pontificado de Papa Leão XIV e trago o convite do nosso presidente para que Sua Santidade esteja presente na COP30, em Belém do Pará, uma vez que a preocupação ambiental é uma das prioridades do… pic.twitter.com/Vv2xatiJZZ
Geraldo Alckmin
Fonte: CNN Brasil