O Irã acusa Netanyahu de comprometer as negociações nucleares com os Estados Unidos
Irã afirma que não dialogará sobre o acordo enquanto as cidades enfrentam ataques.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de atacar o Irã para prejudicar as negociações nucleares com os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação criminosa de Netanyahu contra a Irã, que resultou na morte de centenas de civis inocentes, incluindo mulheres e crianças, visa sabotar um acordo entre o Irã e os Estados Unidos, que estava progredindo em direção à conclusão, afirmou Araghchi em uma publicação no X nesta segunda-feira (16).
Contudo, Araghchi declarou que, caso o presidente dos EUA, Donald Trump, “se mostre sincero em relação à diplomacia e estiver interessado em interromper este conflito, os próximos passos serão importantes”.
LEIA TAMBÉM:
● Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”
● Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país
● Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
Ele afirmou que “um telefonema de Washington seria suficiente para silenciar a figura de Netanyahu”. Isso poderia pavimentar o caminho para o ressurgimento da diplomacia.
O Irã comunicou à Arábia Saudita e ao Catar que não participará de negociações com os Estados Unidos enquanto as cidades iranianas permanecerem sob ataque de Israel e até que a resposta de Teerã seja definida, afirmou um diplomata regional à CNN nesta segunda-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde abril, autoridades iranianas e americanas conduziram cinco rodadas de negociações indiretas sobre o programa nuclear iraniano. No sábado (14), o ministro das Relações Exteriores do Omã anunciou o cancelamento da sexta rodada de negociações.
Fonte por: CNN Brasil