O novo papa defende os imigrantes e já se manifestou contra os direitos LGBTQIA+
Leão 14 é visto como uma ligação entre os setores conservador e liberal, e demonstra apoio às reformas propostas pelo Papa Francisco.

Após quatro eleições, a Igreja Católica tem um novo líder. Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, assumiu como 267º papa nesta quinta-feira (8.mai.2025) e sucedeu Francisco como santo padre. Foram dois dias de conclave que levaram ao cargo um religioso moderado que tende a manter as reformas de seu antecessor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de ser o Papa Leão XIV, o americano Prevost foi nomeado cardeal por Francisco em 2023. Ele atuou por dois anos no conselho, representando Chicago. Durante esse tempo, ele demonstrou discrição e apoiou ações em prol dos imigrantes e dos mais necessitados.
O norte-americano não era considerado um dos principais candidatos ao conclave, de acordo com a mídia especializada. Ele será o primeiro papa dos Estados Unidos. Antes do processo de seleção na Capela Sistina, Prevost era visto como um líder diplomático e capaz de unir as correntes liberais e conservadoras da Igreja.
Leia também:

México acusa Google de utilizar termo inadequado em mapas

França e Polônia assinam acordos para cooperação em área de defesa

Descubra as razões pelas quais o nome do papa Leão 14 varia em diferentes idiomas
Caso se confirme, a Igreja Católica poderá sofrer menos transformações radicais em relação ao papado liberal de Francisco.
Prevost manifestou-se publicamente em apoio à admissão de imigrantes venezuelanos e aos mais necessitados. Contudo, expressou oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e à ideologia de gênero nas escolas. Ele criticou o “estilo de vida homossexual” em declaração de 2012 e se opôs ao ensino escolar que “busca criar gêneros que não existem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, é reconhecido como um seguidor de Francisco. Pode ser visto também como uma continuidade da liderança latino-americana no Vaticano. O novo papa é naturalizado peruano e trabalhou no país por duas décadas.
Ao se dirigir aos fiéis na varanda da basílica de São Pedro, no Vaticano, o novo papa Leão 14 proferiu um discurso caloroso que evocou o tempo em que Jorge Bergoglio liderava a Igreja.
Podemos ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que está sempre aberta para receber a todos – assim como nesta praça, para acolher a todos, na caridade, no diáe no amor, disse o pontifíce ao público reunido na praça de São Pedro.
O Leão 14 é um líder agostiniano – o primeiro a se tornar papa. Essa ordem religiosa se refere aos católicos que seguem o estilo de vida cristão de Santo Agostinho. Possui seis valores fundamentais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça social.
Fonte: Poder 360