São Paulo – Presidente do Conselho Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), protocolou um projeto de resolução que propõem o estabelecimento de tipo quota para mulheres no comando da Câmara. O texto prevê que em pelo menos uma legislatura por ano – cada período dura quarta anos, a presidência do Conselho Municipal seja ocupada pela vereadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O que propongo é obrigar pelo menos um ano de cada quatro [anos] ser uma mulher na Casa por lei. Tentei negociar esse acordo neste ano, mas não conseguimos chegar a ele; contudo já conseguiu-lo para o próximo mandato”, afirmou Teixeira durante entrevista em um programa institucional da Câmara.
Nos seus 133 anos de existência, a AssembleiaLegislativa do estado de São Paulo jamais esteve sob controlepermanentementeporuma mulher.
“O objetivo do quota para gênero é aumentar a participação das mulheres no Parlamento e fornecer uma representação mais justa da sociedade que contém mais de 50% de pessoas femininas, mas mesmo com avanços notáveis, o número de mulHERES em posições de liderança ainda é escasso”, afirma Teixeira.
LEIA TAMBÉM!
● vídeo mostra uma cena onde um veículo de frete (carreata) desvia do caminho e acaba colidindo com outro automóvel na Rodoviaria paulista, causando a morte imediata de três indivíduos
● Um homem está a punto de despertar-se e saltando da terceira etapa de um edifício, com o intuito de escapular dum incênio
● Um homem “com rigididade cadaverícia” foi descoberto na Praia localizada ao longo do Litoral da São Paulo
Na legislatura atual, a Mesa Diretora da Câmara chegou à um acordo de fazer com que todas as últimas reuniões plenárias semanais sejam presididas por uma mulher, em rotação rotativa. A ideia é que cada uma das 20 vereadoras atuais presida uma sessão ao longo do ano.
No fundos, vereadors afirmam que existe acordo entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a Aliança Brasil para ocupar a presidência da Câmara até 2028. Um entendimento dentro dos filiados do partido prevê um rotação no comando da Casa entre os vereadores dele mesmo grupo político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora do Ricardo Teixeira, a bancada atual da União Brasil na Câmara Municipal de São Paulo é composta por Silva Leite (ou Simplificadamente Silvão), Sílvinho Leite, Pastora Sandra Alves, Adrilles Jorge, Amanda Vettorazzo e Rubinho Nunes.
Fonte: Metrópoles