Oposição reúne 259 assinaturas para pedir CPI sobre o INSS
O requerimento obteve apoio de 223 deputados e 36 senadores, porém ainda não foi divulgado publicamente no sistema do Congresso Nacional.

Deputados da oposição anunciaram na segunda-feira (12) o requerimento da formação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as fraudes relacionadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o desconto indevido nos pagamentos de aposentados.
O requerimento obteve o apoio de 36 senadores e 223 deputados, porém não está disponível publicamente no sistema oficial do Congresso Nacional. A iniciativa foi promovida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).
A CNN informou que uma ofensiva da base governamental, coordenada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, tentou persuadir parlamentares a cancelarem seus apoios ao requerimento.
Leia também:

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes

Celso Sabino sob risco de expulsão do União Brasil após manobra política
Para protocolar, são necessários os votos de pelo menos 27 senadores e 171 deputados, o número mínimo foi atingido em 2 de maio. A apresentação do requerimento foi adiada uma vez, visando obter maior apoio.
As parlamentares Coronel Fernanda e Damares Alves celebraram, em postagens nas redes sociais na segunda-feira, o aumento no número de assinaturas. “É muito mais do que o necessário para a CPI ser recebida. Parabéns pelo seu trabalho na Câmara, Coronel Fernanda. Nós, desde o primeiro minuto, falamos com todos os colegas”, declarou Damares.
Instalação
Senadores que apoiam a criação da CPMI ainda esperam posicionamento do presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A decisão de abrir a comissão de inquérito cabe a ele, embora retorne ao Brasil na quarta-feira (14).
A criação requer a análise do requerimento em sessão conjunta de deputados e senadores. A próxima sessão do Congresso está prevista para o dia 27 de maio. Segundo Damares, uma comitiva de parlamentares pretende se reunir com Alcolumbre na próxima semana para solicitar a instalação do plenário.
Na próxima semana, os parlamentares se reunirão com o presidente do Senado em comitiva para que ele apresente na próxima sessão do Congresso o requerimento da CPI. Estamos satisfeitos com a possibilidade de receber nosso pedido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu o Deputado Alcolumbre em sua comitiva durante a viagem à Rússia e à China. A relação próxima do Deputado Alcolumbre com o Planalto representa um dos entraves para o desenvolvimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).
Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara.
A oposição busca destrancar na Câmara uma investigação sobre as fraudes no INSS. O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-ES) propôs um pedido de CPI, que depende da aprovação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Para que a comissão avance, a oposição analisa a retirada de requerimentos mais antigos de outras CPIs para dar prioridade ao pedido sobre as fraudes no INSS.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)