O cenário tem gerado apreensão nas autoridades de saúde, notadamente no Brasil, onde foram identificados 1.634 casos nas primeiras 21 semanas de 2025.
A Organização Pan-Americana da Saúde emitiu um alerta epidemiológico em decorrência do aumento preocupante de casos de coqueluche no continente americano. Este cenário tem gerado apreensão entre as autoridades de saúde, notadamente no Brasil, onde foram registrados 1.634 casos nas primeiras 21 semanas de 2025. Este número representa o segundo maior registro desde 2024, evidenciando a gravidade da situação. No Brasil, o estado de Mato Grosso do Sul lidera com 318 casos e uma morte, seguido por São Paulo com 274 casos e uma morte, e Rio Grande do Sul com 234 casos e uma morte.
A bronquiolite, também chamada de tosse dos fios d’água, é uma doença altamente contagiosa, transmitida principalmente por espirros, tosses e secreções respiratórias. Médicos infectologistas alertaram que crianças de até um ano de idade são particularmente vulneráveis e podem apresentar os casos mais graves da doença. Isso ressalta a importância da imunização, que é oferecida em unidades básicas de saúde aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforços aos 15 meses e aos 4 anos. A vacinação é uma ferramenta crucial para prevenir a doença, que tem sido responsável por mortes em várias regiões.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!