Papa Leão XIII elaborou um documento relevante acerca dos trabalhadores
O último papa a utilizar o nome “Leão” foi o anterior, que assumiu o cargo nesta quinta-feira (8).

O novo papa foi anunciado na tarde de quinta-feira (8), após a finalização de um conclave que durou dois dias. O novo líder da Igreja Católica escolheu o nome Leão XIV, sendo o primeiro a utilizar o nome “Leão” em mais de um século.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O último a utilizá-lo foi o papa Leão XIII, nascido Vincenzo Gioacchino Pecci, que exerceu o cargo de 1878 a 1903.
O papa anterior, que representava o 256º no histórico da Igreja, é recordado, entre outros motivos, por ter elaborado a renomada Encíclica Rerum Novarum, uma carta aberta lançada em maio de 1891 e um dos primórdios em abordar questões sociais e econômicas na Igreja, além dos temas da doutrina social.
Leia também:

Forças de diversos países participam do desfile do Dia da Vitória na Rússia

Zelensky e Trump conversaram por telefone sobre um possível cessar-fogo na Ucrânia

A Índia está respondendo à ação militar do Paquistão, afirma autoridade indiana
De acordo com a Enciclopédia Britânica, diversos católicos consideravam o documento, que abordava as transformações tecnológicas da Revolução Industrial e seus efeitos sobre os trabalhadores, um dos mais relevantes da Igreja, além de ser notavelmente progressista para a época de sua publicação.
A encíclica ainda é considerada atual e, segundo a Vatican News, foi seguida por outros dois papas: Paulo VI e João Paulo II.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nome selecionado em mais de cem anos
Ao optar por reviver o nome de Leão XIV, o Papa pode estar indicando suas prioridades, lembrando um pontífice reconhecido por sua dedicação à justiça social, salários adequados e condições de trabalho seguras.
O Papa Leão XIV, em seu pronunciamento na sacada da Basílica de São Pedro, afirmou que a Igreja ainda pode escutar a voz fraca, porém corajosa, de seu antecessor, Papa Francisco.
O nome Leão deriva do latim “Leon”, indicando força e bravura.
O primeiro papa Leão, que atuou no século V, é conhecido como “Leão, o Grande”, sendo recordado por convencer Âtila, o Huno, a cessar sua invasão e evitar a destruição do Império Romano.
Fonte: CNN Brasil