Pelé celebra conquista do tetra nos EUA em 1994
Rei foi um dos pioneiros na introdução do futebol nos Estados Unidos.
Memória da Pan: A Copa de 1994 e o Tetra de Pelé
Nesta reta final de outubro, mês de nascimento de Pelé, a “Memória da Pan” destaca a importância que a Copa de 1994, nos Estados Unidos, teve para o Rei. A seleção brasileira conquistou o tetracampeonato, interrompendo uma fila de 24 anos.
Assim que a equipe brasileira foi campeã, Pelé declarou que o tetra não teria o mesmo sabor se fosse conquistado na França, em 1998. Para ele, a vitória em campos americanos era especial, marcando um momento único na história do futebol.
O atleta do século XX foi o responsável por implementar uma importante semente do esporte nos Estados Unidos. Em sua autobiografia, o Rei admitia que, inicialmente, não estava muito confiante, mas deu tudo certo.
Leia também:
Garrincha: 92 anos de genialidade e Copa do Mundo!
Joseval Peixoto, ícone do rádio, publica livro de memórias em novembro após 52 anos na Jovem Pan
Pelé completa 85 anos: descubra curiosidades sobre o Rei do Futebol e sua devoção à família
“O Brasil ganhou o título pela quarta vez, para minha grande alegria, com meu velho amigo Zagallo como coordenador técnico e Carlos Alberto Parreira como treinador. […] Infelizmente para Baggio, ele se revelaria mais um vilão do que um herói, perdendo a última cobrança de pênalti, depois que a prorrogação terminou zero a zero.
Não foi uma final clássica, e acabou sendo uma maneira horrível de decidir quem seria o campeão, mas eu pulei de alegria quando o capitão do Brasil, Dunga, ergueu o troféu”, relembrou.
Depois de se despedir do Santos, em 1974, Pelé começou a negociar a ida dele para o Cosmos, de Nova Iorque. Inúmeros craques foram jogar no time, como o alemão Franz Beckenbauer e o capitão do tri, Carlos Alberto Torres.
Além de atrair o público para os jogos, o Rei participou de um trabalho para formação de novos atletas. O processo também ajudou a popularizar o soccer entre as mulheres. A seleção feminina dos Estados Unidos é a maior campeã de Copas: 1991, 1999, 2015 e 2019.
Pelé se despediu do Cosmos em outubro de 1977, quando pendurou de vez as chuteiras.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)