Peru celebra a eleição do papa Leão XIV: “Nós temos o papa.”

O novo papa possui dupla nacionalidade, sendo americano e peruano, e atuou por várias décadas no norte do Peru.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em Chiclayo, cidade costeira do Peru, distante cerca de 5.000 km de Chicago, onde nasceu o novo papa Leão XIV, católicos deixaram as ruas e os sinos das igrejas tocar na quinta-feira (8) para celebrar a eleição do ex-missionário, figura abraçada como um dos seus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cardeal Robert Prevost, nomeado novo líder da Igreja Católica Romana, possui dupla nacionalidade, americana e peruana, e atuou por várias décadas no norte do Peru, inicialmente como missionário e, posteriormente, como bispo de Chiclayo, entre 2015 e 2023.

Na cidade pequena, os fiéis se reuniram em frente à catedral no calor da quinta-feira (8), após a emissão de uma fumaça branca da Capela Sistina no Vaticano. Ao receberem a notícia, celebraram com saltos e aplausos. Os sinos tocaram pela cidade.

LEIA TAMBÉM!

“Estamos felizes com essa graça divina”, declarou Jesus León Ángeles, coordenador de um grupo católico em Chiclayo, que conhece Prevost desde 2018, à Reuters por telefone.

Estávamos suplicando desde o dia anterior, quando o cúpia de cardeais iniciou no Vaticano para escolher o papa.

Leão Ângeles afirmou ter atuado em colaboração próxima com Prevost em diversos projetos de caridade e assistência social em Chiclayo e na vizinha Trujillo, bem como em outras cidades carentes do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela afirmou à Reuters que Prevost era humilde e dedicado, além de ser uma pessoa que apreciava ajudar os outros.

Ela afirmou que ele é alguém com habilidades de liderança, mas também um bom ouvinte, antes da eleição. Destacou que ele possui essa virtude, sendo muito querido e não uma pessoa arrogante.

Na Praça de Armas, principal praça da capital do Peru, Lima, diversas pessoas se concentraram em frente à catedral e ao palácio do governo.

“No escritório, estávamos esperando ansiosamente pela fumaça branca para ver quem seria eleito Santo Padre”, disse a advogada Carolina Flores. “Foi um tremendo presente do céu o fato de ele ser peruano. Para nós, o papa é peruano. Ele é peruano porque viveu décadas no Peru, foi bispo em Chiclayo”, acrescentou.

Após a eleição no Vaticano, o papa Leão XIV apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro e saudou a multidão que o esperava. Em seu primeiro discurso como papa, ele proferiu algumas palavras em espanhol, enviando saudações ao Peru e a Chiclayo.

Prevost foi nomeado cardeal em 2023 pelo Papa Francisco, que o designou para liderar o departamento do Vaticano responsável pela escolha de padres para servir como bispos em todo o mundo. Desde então, ele tem participado da seleção de diversos bispos globais.

Salvador Oliva Ramos, residente em Lima, afirmou ter convicção de que o novo papa retornaria para visitar sua terra adotiva e “reparar” os problemas do país, além de experimentar a gastronomia local.

Ele é um papa que come ceviche, come feijão com carne de carneiro, come cau cau, disse ele do lado de fora da catedral, referindo-se aos pratos locais populares. Garanto a vocês que, daqui a um ano, o papa visitará o país por causa da comida.

Quem foi Robert Prevost, o Papa Leão XIV?

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile