Pneus podem vencer mesmo sem uso? Saiba sobre o DOT e sua validade
Diversas pessoas desconhecem como interpretar a leitura de um pneu e o que significam as inscrições na banda de rodagem.

Os pneus do automóvel são essenciais para a segurança e o bom desempenho do veículo. O material garante a estabilidade do modelo e pode influenciar tanto o aumento quanto a diminuição do consumo de combustível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas pessoas desconhecem como interpretar a leitura de um pneu e o que representam as letras impressas na banda de rodagem, conhecidas como código DOT.
A Bridgestone explica que se trata de um conjunto de informações registrado na lateral do pneu, que indica de forma padronizada dados essenciais sobre sua origem e fabricação.
LEIA TAMBÉM:
● A Fiat Titano se muda para um novo endereço, recebendo a mudança esperada pelos clientes
● Descubra o Mercedes-AMG CLA 45 do herdeiro de Angélica e Luciano Huck
● Cizeta-Moroder V16T: o supercarro peculiar que quase alcançou o sucesso
O DOT possui três elementos principais:
É relevante considerar o prazo de validade dos pneus, que deve ser observado mesmo quando não estão em utilização.
Apesar da inexistência de legislação que defina um prazo de validade, os pneus geralmente possuem garantia de cinco anos a partir da data da compra, mediante comprovação da nota fiscal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Bridgestone ressalta que se recomenda uma verificação técnica após cinco anos da fabricação e, por segurança, não se recomenda o uso após dez anos da data de fabricação.
É vantajoso adquirir pneus no supermercado? Descubra como realizar a escolha adequada.
Fonte: CNN Brasil