Portugal adquire mais um navio cargueiro da Embraer
Embraer expande a frota do KC-390 Millennium na Europa e intensifica sua atuação diante da competição.

A Embraer comunicou na segunda-feira, 16 de junho de 2025, que Portugal fará uma nova aquisição de um cargueiro militar KC-390 Millennium. Com o pedido adicional, a Força Aérea Portuguesa contará com 6 unidades do modelo a partir de 2029.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo entre a empresa brasileira e a aeronáutica portuguesa também contempla 10 opções de compra suplementares. Essas aeronaves podem ser transferidas a outras nações europeias ou a países da Otan, por meio de acordos bilaterais entre Portugal e outros países.
A FAP afirma que a reserva de espaço na linha de produção visa assegurar que, na eventualidade de outros países aliados desejarem adquirir os aviões do modelo no futuro, eles possuirão prioridade na ordem de entrega. A intenção é otimizar uma resposta mais ágil e eficaz em operações conjuntas entre os países do bloco militar.
LEIA TAMBÉM:
● Tribunal nega pedido de Augusto Melo para revogar acusação VeideBet
● BETesporte apresenta ferramenta para acompanhar o comportamento de apostadores
● Dificuldade financeira é principal obstáculo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, aponta estudo do governo Lula
O interesse em incluir opções adicionais no contrato confirma que mais países ocidentais podem se juntar a este grupo de operadores, gerando benefícios econômicos em sinergias ao longo do ciclo de vida do KC-390, afirmou Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança.
Em 2019, Portugal e a Embraer firmaram o primeiro acordo de aquisição do KC-390, que contemplava a compra de cinco aeronaves. O acordo também englobava suporte logístico, treinamento de pessoal e serviços de manutenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A presença na OTAN
O KC-390 Millennium é o principal cargueiro militar da Embraer e tem conquistado espaço no mercado de defesa europeu. Além de Portugal, países como Hungria, Países Baixos, Áustria e República Tcheca já confirmaram pedidos da aeronave.
O principal concorrente é o C-130J Super Hercules, produzido pela norte-americana Lockheed Martin. Trata-se de uma versão mais atualizada da linha tradicional Hercules, bastante utilizada por países da OTAN e outras forças aéreas em todo o mundo.
O C-130J também é apto a executar diversas missões, incluindo transporte de carga e tropas, evacuação médica, combate a incêndios e reabastecimento aéreo. Contudo, o KC-390 apresenta maior capacidade de carga, maior velocidade e sistemas mais avançados, atributos que a Embraer frequentemente enfatiza em suas estratégias de comercialização.
Fonte por: Poder 360