Posições governistas questionam a necessidade de extinguir o Imposto sobre Operações Financeiras
Aprovada na Câmara a derrubada do decreto do governo Lula que elevava o imposto, após a derrota para Haddad.

Deputados do governo manifestaram críticas à decisão da Câmara de aprovar o pedido de urgência do PL (Projeto de Lei) 314/2025, que revoga o decreto do governo que elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A proposta recebeu 346 votos a favor e 97 votos contra na segunda-feira (16.jun.2025).
A proposta poderá ser votada na sessão plenária a qualquer momento. A rejeição representa um revés para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que buscou o aumento do imposto como medida para fortalecer a arrecadação e assegurar o equilíbrio das contas públicas de 2025.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, minimizou a derrota do governo Lula. Afirmou que a situação não compromete a confiança do governo no diácom o Legislativo para aprovar as medidas necessárias ao fortalecimento das contas públicas.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Outras reações:
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)