Prefeitura Acelera Ação Contra Enel: Urgência na Resolução do Contrato!

Prefeitura pressiona Aneel para fim de contrato de energia! Urgente pedido busca solução para Enel em São Paulo. Nova crise energética ameaça a capital.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Prefeitura Acelera Busca por Resolução do Contrato de Energia

A Prefeitura Municipal, através da Procuradoria Geral, formalizou nesta sexta-feira (19) um pedido urgente à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo é forçar a agência a tomar uma decisão final sobre a possível caducidade do contrato de concessão da energia elétrica na cidade, antes do prazo inicial previsto para março de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento questiona se a Aneel ainda considera a antecipação da prorrogação do contrato com a distribuidora, considerando o histórico de problemas na qualidade do serviço prestado. A Prefeitura destaca as “inegáveis falhas” que ocorreram durante o recente evento climático de quarta-feira, dia 10 de dezembro, e menciona declarações do Ministro de Minas e Energia, que já levantaram a possibilidade de romper o contrato.

A urgência do pedido se deve ao início do período chuvoso em São Paulo. A Procuradoria aponta para “chances robustas” de novos eventos climáticos extremos, que poderiam causar prejuízos significativos à população caso a situação não seja resolvida com fiscalização rigorosa.

LEIA TAMBÉM!

Além da definição sobre o contrato, a Prefeitura solicita a apresentação de documentos faltantes no processo administrativo (Termo de Intimação nº 49/2024), incluindo notas técnicas, memorandos e relatórios de fiscalização referentes às ações da Enel entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.

A petição também exige que seja indeferido qualquer pedido de sigilo no processo, argumentando que a própria Diretoria Colegiada da Aneel já havia deliberado pela publicidade dos autos, reforçando a necessidade de transparência nas negociações.

O pedido aguarda agora uma decisão judicial para que a intimação seja feita por oficial de Justiça com a máxima urgência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile