O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), suspendeu as duas sessões do colegiado previstas para 13 e 14 de maio de 2025, devido ao falecimento do pai do senador Eduardo Braga (MDB-AM), responsável pela relatoria do segundo projeto que trata da regulamentação da reforma tributária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O funeral de Carlos dos Santos Braga, pai do empresário Eduardo Braga, acontecerá na segunda-feira (12.mai) em Manaus. A causa da morte não foi informada.
A audiência pública sobre a criação de um Comitê Gestor do IBS foi remarcada para 20 de maio.
LEIA TAMBÉM!
Otto Alencar afirmou que a suspensão das reuniões não afetará a elaboração do parecer de Braga relativo ao PLP 108/2024.
Reforma tributária
O PLP regulamenta uma parcela da reforma tributária, estabelecendo o Comitê Gestor do IBS, responsável por administrar, arrecadar e distribuir o novo imposto entre estados e municípios, além de padronizar sua aplicação.
O projeto também revisa o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Define alíquotas progressivas de acordo com o valor transmitido, propõe normas mais padronizadas entre os Estados e determina isenções para determinados bens, como planos de previdência privada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Braga defendeu que o projeto seja votado pelo Senado ainda no primeiro semestre deste ano.
Não é possível determinar uma data precisa para a votação, visto que ainda serão realizadas audiências públicas. A intenção é finalizar no primeiro semestre, com os encontros sendo conduzidos, assegurando o início da elaboração do parecer, para que possa ser votado em junho.
Esta reportagem foi elaborada pela estagiária de Jornalismo Sabrina Fonseca, com supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.
Fonte: Poder 360