Presidente do Líbano solicita “todo o esforço possível” para que o país permaneça fora de conflito

Joseph Aoun defende que seu país permaneça distante do conflito entre Israel e Irã, que persiste há quatro dias, sem que o grupo xiita libanês Hezbollah, aliado de Teerã, intervenha.

17/06/2025 8:33

1 min de leitura

Presidente do Líbano solicita “todo o esforço possível” para que o país permaneça fora de conflito
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Líbano, Joseph Aoun, solicitou nesta segunda-feira (16) que se empreendam “todos os esforços possíveis” para que o país permaneça fora da escalada de violência entre Israel e Irã, que já perdura quatro dias sem a intervenção do grupo xiita libanês Hezbollah, aliado de Teerã. Em reunião do gabinete de ministros, realizada no Palácio Presidencial, Aoun enfatizou “a necessidade de fazer todo o esforço possível para manter o Líbano distante de conflitos que não têm relação com ele”, conforme comunicado final da reunião.

Na quinta-feira, Israel lançou uma série de ataques a alvos militares, instalações nucleares, altos funcionários e cientistas do Irã, que respondeu com o lançamento de dezenas de mísseis e drones contra o território israelense, incluindo Tel Aviv e cidades estratégicas como Haifa. Os rebeldes houthis do Iêmen realizaram alguns ataques em apoio a Teerã, enquanto o Hezbollah manteve-se à margem, após seus ataques contra Israel em apoio a Gaza ter originado, no ano passado, um conflito que enfraqueceu significativamente sua capacidade militar.

No contexto em questão, Aoun expressou seu pesar pela situação crítica que a região enfrenta desde a semana passada, ao mesmo tempo em que destacou o compromisso de “todos os atores libaneses” com a manutenção da estabilidade, particularmente diante da proximidade da temporada de verão e seu potencial econômico. Por outro lado, o primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, também apontou durante a reunião do gabinete a necessidade de continuar trabalhando para evitar que o Líbano “seja arrastado ou se veja envolvido de alguma forma na guerra regional em curso”.

Leia também:

Com informações da EFE.

Fonte por: Jovem Pan

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)