Primeiro-ministro da Holanda anuncia novas eleições após dissolução de governo
Dick Schoof comunicou a decisão após o líder do partido de direita PVV, Geert Wilders, deixar o cargo.

O primeiro-ministro da Holanda, Dick Schoof (independente), anunciou novas eleições legislativas no país após a queda do governo. O principal partido da coalizão, PVV (Partido pela Liberdade, direita), retirou-se do acordo político devido a discordâncias sobre políticas de imigração.
A convocação de novas eleições também demanda a renúncia do primeiro-ministro, que permanecerá no governo interino até a realização do pleito. “Estamos enfrentando grandes desafios tanto ao nível nacional quanto internacional que exigem determinação de nossa parte”, declarou Schoof.
A Assembleia da Holanda, com 150 cadeiras, era liderada pela coalizão “Gabinete Schoof”, que compreendia 4 partidos com 88 deputados – número suficiente para aprovar projetos do governo.
Leia também:

Memes nas redes sociais intensificam o debate sobre o possível 3º mandato de Trump

Lee Jae-myung é o novo presidente da Coreia do Sul

Presidente Maduro solicita “voto pela paz” e enfatiza que a eleição para Essequibo é crucial
A saída do PVV, que detinha o maior número de representantes na coalizão, derruba o governo de Schoof. Se não contar com ampla maioria, a primeira-ministra não pode aprovar propostas de orçamento, medidas e outros planos para o país.
O líder do PVV, Geert Wilders, justificou a saída do partido, alegando ausência de apoio da coalizão para tratar de questões relacionadas à imigração no Parlamento. O representante de direita solicitou ao governo que fechasse as fronteiras e expulsasse os imigrantes que solicitam asilo.
“Não há assinatura para nossos planos de asilo. Sem alterações no Acordo Geral. O PVV deixa a coalizão”, disse Wilders em publicação no X (ex-Twitter) sobre a falta de aprovação do governo.
A decisão do PVV gerou reações negativas dos demais partidos da coalizão. A primeira-ministra declarou em uma reunião de emergência que “o fracasso do governo seria desnecessário e irresponsável”.
Wilders declarou que comandará o PVV na próxima eleição e almeja o cargo de primeiro-ministro da Holanda. A próxima votação deverá ocorrer no segundo semestre, em razão dos prazos constitucionais.
São estabelecidas exigências como o prazo de 83 dias para o registro dos partidos e a apresentação dos candidatos até 42 dias antes da eleição.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)