Público acompanha o funeral aberto de Pepe Mujica em Montevidéu

Cortejo do ex-presidente iniciou na sede da Presidência e prosseguiu para o Palácio Legislativo; prossegue até quinta-feira (15.mai). Leia no Poder360.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O funeral do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica iniciou-se nesta quarta-feira (14.mai.2025) na capital do país, Montevidéu. Ele faleceu aos 89 anos na terça-feira (13.mai). Apresentava câncer de esôfago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comissão fúnebre iniciou-se no Palácio Estévez, sede da Presidência, percorreu as ruas 18 de Julho, Tristão Narvaja, passou pela sede da Frente Ampla e pela avenida Libertador, até chegar ao Palácio Legislativo. O velório permanecerá aberto ao público até quinta-feira (15.mai).

Visualize e assista a vídeos do cenário:

LEIA TAMBÉM!

Salão de los Pasos Perdidos – Velatório del ex Presidente de la República José Mujica.

As cerimônias de homenagem póstuma no Palácio Legislativo iniciarão às 15h00 e se estenderão até quinta-feira, 15 de maio.

Parlamento do Uruguai (@Parlamento_UY) 14 de maio de 2025

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou que implementará um sistema de verificação de assinantes pagos, que diferenciará contas pagas de contas gratuitas.

Parlamento do Uruguai (@Parlamento_UY) 14 de maio de 2025

A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, está considerando a implementação de um sistema de assinaturas pagas para seus usuários.

Parlamento do Uruguai (@Parlamento_UY) 14 de maio de 2025

Uruguai | Inicia-se o cortejo fúnebre de José “Pepe” Mujica, acompanhado por Lucía Topolansky e Yamandú Orsi. A partir das 15h, sua urna permanecerá exposta no Palácio Legislativo de Montevidéu.

Mundo Poder (@MundoPoder_) 14 de maio de 2025

De acordo com o jornal El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Chile, Gabriel Boric (Frente Ampla, esquerda), chegaram às 12h (horário de Brasília) de quinta-feira para se despedir do mandatário uruguaio.

Múgica

Ao anunciar o câncer, o 40º presidente do Uruguai afirmou que o processo seria complexo, devido à presença da Síndrome de Strauss, uma doença imunológica que impactava seus rins, o que tornaria o tratamento ou uma cirurgia mais difíceis.

Em 1º de março de 2025, Mujica afirmou estar “doente e velho” durante a posse de Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda). Na ocasião, o ex-presidente declarou que embora sua cabeça funcionasse “bem”, o resto de seu corpo seria “um desastre”.

Mujica casou-se com Lucía Topolansky. Conheceram-se na década de 1960, durante sua atuação no grupo guerrilheiro Tupamaros. Celebraram a união em 2005 e não tiveram descendentes.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile