O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta quinta-feira, 24, o ressarcimento de valores descontados indevidamente em benefícios entre março de 2020 e março de 2025. O dinheiro será depositado integralmente, com correção monetária, na conta bancária onde cada pessoa já recebe o valor mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro grupo a receber o ressarcimento será composto pelas primeiras pessoas que formalizaram o acordo de pagamento no aplicativo Meu INSS. Apenas aqueles que realizaram o procedimento até segunda-feira, 21, serão contemplados.
O ressarcimento será realizado em parcela única, com correção monetária. Serão liberados novos lotes de pagamentos a cada 15 dias, começando com aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no primeiro grupo. O segundo lote está previsto para 9 de agosto e o terceiro para 24 de agosto. O governo visa concluir todos os pagamentos ainda em 2025.
LEIA TAMBÉM!
Randolfe Rodrigues afirma que governo insistirá na taxação de ‘bancos e bets’ para reaver receitas
ONGs chamam de ‘sabotagem’ a licença da Petrobras na Foz do Amazonas e planejam ação judicial
ABESPetro considera licenciamento da Margem Equatorial um ‘passo histórico’ para autossuficiência em petróleo
Aquele que teve os descontos e ainda não solicitou o acordo pode acessar o aplicativo Meu INSS e fazer a solicitação para receber nos próximos lotes. Todo o processo é gratuito e isento da apresentação de documentação adicional.
É possível verificar o valor a que se tem direito antes de formalizar a adesão, aposentados e pensionistas podem consultar as informações e a formalização do acordo devem ser feitas exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou presencialmente nas agências dos Correios.
De acordo com dados do INSS, os canais para consulta e contestação de descontos continuarão ativos pelo menos até 14 de novembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital