Reembolsos fraudulentos no INSS totalizam mais de 1,6 milhão de pedidos
Informações foram apresentadas em relatório do Instituto Nacional do Seguro Social, ontem.
Nesta segunda-feira (19), o número de pessoas que solicitaram reembolso por descontos indevidos em benefícios de aposentadoria e pensão no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu 1.635.536.
Os dados foram divulgados nos balanços do INSS referentes a pedidos feitos através do aplicativo “Meu INSS” e da “Central de Atendimento 135” até as 17h de segunda-feira.
Quarenta e uma entidades foram alvo de contestação.
Leia também:
Goveradores de Direita Apoiam Cláudio Castro Após Megaoperação no Rio
Secretário de SP troca cargo para propor lei contra grupos terroristas
PF não participa de operação no Rio que ceifou 119 vidas; veja detalhes
Solicitações de restituição
O INSS iniciou na última quarta-feira – há seis dias – a abertura dos pedidos de ressarcimento dos valores descontados indevidamente pelas fraudes no INSS.
O serviço de solicitação de reembolso está disponível no aplicativo “Meu INSS” e na “Central de Atendimento 135”.
A partir dos pedidos, o INSS direcionará a contestação e a associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.
A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar os documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.
O valor será devolvido ao INSS, que por sua vez fará o repasse aos segurados aposentados e pensionistas.
Sob a supervisão de Henrique Sales Barros.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)