Samsung busca expandir seu espaço no mercado de saúde digital, lançando novos recursos em seus smartwatches
A empresa pretende competir com a Apple ampliando suas opções de bem-estar, concentrando-se na população de idosos e em cuidados preventivos de saúde.

A expansão dos gastos com saúde deverá ocorrer em 2025 e os idosos estão cada vez mais buscando envelhecer em casa, tendências que a Samsung visa explorar para aumentar sua participação no mercado de saúde digital. A próxima atualização do smartwatch da empresa representa mais um passo nessa direção, segundo Hon Pak, vice-presidente e chefe da equipe de saúde digital da divisão móvel da Samsung.
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“Temos uma população envelhecendo com prevalência crescente de doenças crônicas, e então os custos estão subindo”, disse Pak em entrevista à CNN. “E todas essas pressões estão levando os cuidados para dentro de casa, onde por acaso já estamos presentes.”
A Samsung pretende utilizar a saúde digital como maneira de atingir e possivelmente ultrapassar a Apple em tecnologia vestível. As duas empresas estão ampliando suas ofertas de bem-estar na expectativa de fidelizar clientes a longo prazo diante da desaceleração das vendas de smartphones. Uma versão beta do software estará disponível neste mês para o Galaxy Watch 5 da Samsung e modelos mais recentes, embora algumas funções estejam disponíveis apenas para os últimos modelos da empresa.
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Acreditando que a empresa pode possuir uma vantagem em relação aos concorrentes ao proporcionar bem-estar no ambiente doméstico, ele ressaltou que a organização já está presente através de eletrodomésticos e produtos de entretenimento para o lar.
A Samsung lidera a produção mundial de smartphones em termos de participação de mercado, conforme apontam as estimativas de grandes empresas de pesquisa. Contudo, a empresa enfrenta dificuldades significativas em smartwatches, registrando apenas aproximadamente 6% do mercado global no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a International Data Corporation (IDC), em contraste com a Apple, que detém a primeira posição com cerca de 20%.
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Jitesh Ubrani, analista da IDC, afirma que a Apple tem se mostrado mais eficaz na promoção do Apple Watch como um complemento eficaz para smartphones em comparação com a Samsung.
A Apple está mais perto de tornar o smartwatch um “item essencial” do que qualquer outra marca ou ecossistema, afirmou Ubrani à CNN por e-mail.
A Samsung pretende-se destacar concentrando-se em orientações preventivas – auxiliando os usuários a se alimentarem adequadamente ou a dormirem o suficiente antes de apresentarem condições de saúde. Contudo, também enfrenta concorrência de empresas menores de tecnologia em saúde, como a fabricante de anéis inteligentes Oura, que adota uma abordagem igualmente proativa para o monitoramento da saúde que gigantes da tecnologia como o Google também têm emulado.
“Como médico, coletamos provavelmente menos de 1% dos dados do paciente, e usamos esse 1% para tomar decisões de diagnóstico e tratamento”, disse Pak, que foi diretor médico da 3M Health Information Systems antes de ingressar na Samsung. “Não sabemos se o paciente está se exercitando… se está se alimentando corretamente.”
A nova atualização do smartwatch incluirá um recurso para verificar se os usuários estão consumindo quantidades adequadas de antioxidantes. Ele funciona emitindo luzes LED em comprimentos de onda específicos na pele, que, de acordo com a empresa, podem estimar seus níveis de betacaroteno, um antioxidante presente em alimentos como cenoura, batata-doce e espinafre. Para utilizar o recurso, o usuário remove o relógio e pressiona o sensor na parte de trás.
Pak observa que o recurso avalia se os usuários possuem antioxidantes suficientes em seu organismo, em vez de qualificar seu consumo de vegetais. Ele disse que o recurso passou por testes clínicos que envolveram a medição dos níveis de betacaroteno no sangue.
A atualização também inclui recomendações para a hora de dormir e um “treinador de corrida”, que gera programas de treinamento para auxiliar os usuários a alcançarem seus objetivos de corrida. Isso ocorreu após a Apple anunciar seu próprio treinador Apple Watch em 9 de junho, denominado Workout Buddy.
O Paquistão afirma que a Samsung está desenvolvendo um chatbot de saúde com tecnologia de inteligência artificial, porém não pode fornecer mais detalhes à CNN devido à falta de anúncio sobre o lançamento do projeto. A Apple também estaria trabalhando em uma ferramenta similar, segundo a Bloomberg.
Além dos relógios, Pak acredita que os óculos inteligentes com IA representam uma oportunidade para novos tipos de recursos de saúde, principalmente o registro de refeições. Ele afirma que novas tecnologias em breve poderão determinar se uma pessoa está comendo muito rápido ou se sua refeição contém alérgenos, analisando o prato utilizando modelos de IA em conjunto com os óculos.
Programadores desenvolveram serviços que afirmam analisar o conteúdo nutricional de alimentos por meio de fotos, utilizando o ChatGPT ou os modelos Gemini do Google para a análise.
“Não acredito que seja uma questão tecnológica”, afirmou Pak. “Acredito que se trata apenas de organizar as capacidades tecnológicas que possuímos atualmente.”
A Samsung havia informado que estava trabalhando em um modelo de óculos inteligentes para funcionar com o software Android XR do Google.
Os smartwatches Samsung não funcionam com iPhones, uma limitação significativa considerando que a Apple detém quase 20% do mercado. A Samsung descontinuou a produção de relógios compatíveis com iPhones há vários anos, provavelmente como estratégia para incentivar os usuários a permanecerem leais aos seus próprios dispositivos.
Pak não eliminou a chance de colaborar novamente com a Apple.
“Percebo que sempre há discussões sobre isso”, afirmou. “Existem debates ativos, mas não se chegou a uma decisão em relação a um cronograma.”
Samsung apresenta o Galaxy S25 Edge, um celular ultrafino, com detalhes sobre o modelo.
Fonte por: CNN Brasil