Taiwan é omitida de reunião da Organização Mundial da Saúde devido à oposição da China

O governo chinês afirma que a conduta “separatista” de autoridades de Taiwan causou a perda do respaldo político para sua participação no encontro; o evento iniciará nesta segunda-feira (19) em Genebra, na Suíça.

19/05/2025 9h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os membros do Organismo Mundial da Saúde recusaram, na segunda-feira (19), a sugestão de incluir Taiwan na reunião anual em Genebra, após a China se opor à medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A 78ª Assembleia Mundial da Saúde iniciará nesta segunda-feira (19) e se estenderá até a próxima terça-feira (27), em Genebra, Suíça. O tema deste ano é: Um Mundo pela Saúde.

Belize e São Vicente e Granadinas, que se encontram entre os 12 países restantes com relações diplomáticas formais com Taiwan, discursaram em nome de um grupo de nações que propôs a inclusão de Belize como observador na reunião da OMS em curso.

LEIA TAMBÉM:

São Vicente descreveu a exclusão de Taiwan como “injusta e contraproducente”, e o enviado de Belize disse que isso “enfraquece nossa capacidade coletiva de preparação e resposta”.

A declaração do Ministério das Relações Exteriores da China indicou que a atitude “secessionista” das autoridades de Taiwan resultou na perda de base política para sua participação na reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério rejeitou alegações de falhas na preparação para a pandemia em razão da não inclusão de Taiwan, classificando a afirmação como “mentira política”.

De 2009 a 2016, Taiwan atuou como observador nas reuniões da Assembleia da OMS durante o governo do então presidente Ma Ying-jeou, que firmou acordos significativos de comércio e turismo com a China.

Sua participação é uma questão recorrente anualmente.

Taiwan é excluído da maioria das organizações internacionais devido às objeções da China.

A representação de Taipei promoveu sua inclusão na assembleia da OMS em 2023 e um veículo circular em Genebra exibindo imagens de banhos de bolhas e do arranha-céu Taipei 101.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.