Trump afirma que “não tolerará” a continuidade do processo judicial envolvendo acusações de corrupção contra Netanyahu

Estados Unidos gastam bilhões anualmente na proteção e apoio a Israel.

28/06/2025 22:55

2 min de leitura

Kananaskis (Canada), 16/06/2025.- US President Donald Trump part...

O presidente Donald julgamento-de-trump-da-pistas-sobre-possivel-competicao-para-a-presidencia-dos-eua-em-2024/”>Trump afirmou neste sábado (28) que os Estados Unidos “não tolerarão” que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, continue sendo processado por acusações de corrupção. “Os Estados Unidos gastam bilhões de dólares por ano, muito mais do que qualquer outra nação, para proteger e apoiar Israel. Não vamos tolerar isso”, declarou Trump em sua plataforma Truth Social.

“Os Estados Unidos estão agora no processo de negociar um acordo com o Hamas, que incluirá trazer os reféns de volta. Como é possível que o primeiro-ministro de Israel seja forçado a ficar em um tribunal o dia todo?”, questionou.

Na sexta-feira, um tribunal israelense rejeitou o pedido de Netanyahu para suspender suas audiências no julgamento por corrupção por duas semanas. Sua defesa havia solicitado o adiamento das audiências antes de retomar o processo na próxima semana, mencionando os “desenvolvimentos na região e no mundo” após a guerra com o Irã e no contexto do conflito aberto em Gaza.

Leia também:

Também havia apresentado um pedido de cancelamento das duas próximas sessões judiciais.

Na data de 25 de junho, o republicano declarou que o processo judicial por corrupção contra seu aliado Benjamin Netanyahu deveria ser “cancelado imediatamente”, e solicitou que “o primeiro-ministro em tempos de grande guerra” de Israel seja absolvido após o conflito com o Irã.

O procedimento judicial contra Netanyahu começou em maio de 2020 sob diversas acusações de irregularidades foi adiado diversas vezes, com Netanyahu solicitando adiamentos devido aos conflitos na Faixa de Gaza e no Líbano.

“Essa CAUSA ÀS BRUXAS para um homem que se doou tanto é impensável para mim”, publicou Trump na plataforma Truth Social.

“O julgamento de Netanyahu deve ser CANCELADO IMEDIATAMENTE, ou se deve conceder um indulto a um grande herói”, acrescentou.

Netanyahu e sua esposa Sara são acusados de receber de milionários mais de 260 mil dólares em artigos de luxo, como charutos, joias e champanhe, em troca de favores políticos. Outros dois casos alegam que o primeiro-ministro tentou negociar uma cobertura mais favorável em dois meios de comunicação israelenses. Netanyahu nega qualquer irregularidade.

“Foram os Estados Unidos da América que salvaram Israel, e agora serão os Estados Unidos da América que salvarão Bibi Netanyahu”, declarou Trump.

Com informações da AFP

Fonte por: Jovem Pan

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)