Trump afirma que reduzirá o preço de medicamentos em até 80%

O presidente dos EUA afirma que emitirá ordem executiva para evitar que medicamentos tenham preços mais altos do que em outros países.

11/05/2025 22h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), declarou que assinará uma ordem executiva na segunda-feira (12.mai.2025) com o objetivo de diminuir os preços dos remédios prescritos no país. A redução estimada varia entre 30% e 80%, segundo Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele anunciou a medida na rede Truth Social neste domingo (11 de maio). O post possui vários trechos com letras maiúsculas e pontos de exclamação.

Trump não detalhou como seria a ordem executiva. Afirmou que o preço de qualquer medicamento nos EUA deverá ser o mesmo do país onde custa menos.

Leia também:

O presidente dos EUA afirmou que os norte-americanos pagam mais por medicamentos atualmente devido à transferência de custos de pesquisa pelas indústrias farmacêuticas. “Todos esses custos eram, e seriam, arcados SOMENTE pelos cidadãos da América [Estados Unidos]”, escreveu Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O elevado preço dos remédios nos EUA é resultado do lobby das empresas farmacêuticas, através de doações para campanhas políticas. Ele afirmou que a ordem executiva que assinará é “algo contra o que os democratas lutam há muitos anos”, em referência aos integrantes da oposição ao seu governo.

Os preços dos medicamentos estão aumentando em outros países para compensar a redução nos EUA, segundo Trump, “para trazer JUSTIÇA À AMÉRICA”. Ele finaliza o post com o lema de sua campanha eleitoral: “Make America Great Again”.

Segue a tradução do trecho completo da publicação de Trump no Truth Social:

Por muitos anos, o mundo se questionou por que os medicamentos prescritos e os produtos farmacêuticos nos Estados Unidos eram tão mais caros do que em outros países, às vezes cinco a dez vezes mais caros do que o mesmo medicamento, fabricado exatamente no mesmo laboratório ou fábrica, pela mesma empresa. Sempre foi difícil explicar e muito constrangedor porque, na verdade, não havia uma resposta correta ou legítima. As empresas farmacêuticas diziam, durante anos, que eram custos de Pesquisa e Desenvolvimento, e que todos esses custos eram, e seriam, sem qualquer motivo, arcados somente pelos “otários” da América. Contribuições de campanha podem fazer maravilhas, mas não comigo, e não com o Partido Republicano. Vamos fazer a coisa certa, algo contra o que os democratas lutam há muitos anos. tenho o prazer de anunciar que amanhã de manhã, na Casa Branca, às 9h, assinarei uma das Ordens Executivas mais importantes da história do nosso país. Os preços de medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos serão reduzidos, quase imediatamente, de 30% a 80%. Eles aumentarão em todo o mundo para equalizar e, pela primeira vez em muitos anos, trazer JUSTIÇA à AMÉRICA! Eu instituirei uma POLÍTICA DE NÃO MAIS FAVORECIDA, pela qual os Estados Unidos pagarão o mesmo preço que a nação que paga o menor preço em qualquer lugar do mundo. Nosso país finalmente será tratado de forma justa, e os custos com saúde de nossos cidadãos serão reduzidos em valores nunca antes imaginados. Além disso, além de tudo, os Estados Unidos economizarão trilhões de dólares.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.