Trump ameaça aplicar tarifas à Espanha devido à falta de acordo sobre gastos militares

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que Madri não garantirá que exceda 2,1% do PIB.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quarta-feira (25) que a Espanha deverá arcar com o dobro do valor de um acordo comercial após a recusa do país em atender à meta de gastos com defesa da OTAN de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os líderes da OTAN anunciaram o notável aumento nos gastos com defesa solicitado pelo presidente americano. A Espanha, contudo, afirmou que não precisa alcançar a meta e pode cumprir seus compromissos gastando menos.

A Espanha cumprirá as capacidades acordadas e permanecerá um componente-chave no arcabouço de segurança europeu, declarou o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

LEIA TAMBÉM!

O presidente americano classificou a decisão da Espanha como “terrível” e garantiu que exigirá que o país compense a diferença de investimento.

Estamos negociando um acordo comercial com a Espanha. Vamos fazer com que paguem o dobro.

A Espanha, como membro da União Europeia, não negocia comercialmente diretamente com os Estados Unidos. As relações comerciais do bloco de 27 países são gerenciadas pela Comissão Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o presidente americano pode ter dificuldades em honrar sua promessa de sancionar a Espanha por meio de um acordo comercial, a menos que consiga incorporar essa questão em um entendimento mais amplo da União Europeia.

O Ministério da Economia espanhol não manifestou-se sobre o assunto.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile